Como cuidar de orquideas

Como cuidar de orquideas

 

Como cuidar de orquideas ? Essa é uma dúvida frequente de quem quer cultivar essas lindas flores. As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas que existe. O grupo Orchidaceae possui cerca de 35 mil espécies diferentes, cada uma com suas características próprias, formatos, tamanhos, flores, perfumes e estruturas. Mas você sabe como cuidar delas?

As orquídeas, apesar de serem de uma única família, podem ser diferenciadas de várias maneiras, a primeira é onde elas podem nascer e se desenvolver naturalmente. As rupícolas são aquelas que nascem em rochas, bases de árvores ou fendas rochosas. Já as epífitas nascem naturalmente sobre árvores, mas não são parasitas. Por fim, o último grupo são as orquideas terrestres, que nascem diretamente no solo.

Apesar das diferenças entre espécies, alguns cuidados com orquídeas são os mesmos. Você sabe como cuidar de forma correta de uma orquídea? Continue a leitura e aprenda dicas valiosas. Além disso, criamos um cursinho GRATUITO com tudo o que você precisa saber para o cultivo das orquídeas. Deixe seus dados ao lado para se inscrever.

Orquideas : os cuidados essenciais

Para manter sua orquídea saudável e linda, ela precisa ser muito bem cuidada. Os dois aspectos que mais afetam a vida de uma orquídea são a umidade e a luminosidade, é preciso haver equilíbrio para que ela consiga se desenvolver bem, e isso é o mais essencial na hora de cuidar de orquideas.

Você provavelmente já escutou que orquídeas não gostam de luz, porém não é bem assim. As orquídeas gostam de luminosidade, contudo a forma que elas recebem a luz solar é o que importa. Nunca exponha sua orquídea ao sol, isso pode queimar suas folhas e flores, mas também não deixe sua orquídea em lugares muito escuros. O ideal é que ela receba a luz solar indiretamente durante o período da manhã, e sombra pelo resto do dia.

A umidade é o segundo ponto decisivo. O ambiente em que a orquídea está precisa ser úmido, mas nem sempre as estações do ano e a variação climática favorecem o ideal, por isso é preciso regá-la com uma certa frequência. Devemos molhar mais a orquídea quando estiver em épocas muito quentes, e quando estiver mais frio, reduzir a frequência das regas. Uma ótima dica para verificar se sua orquídea precisa ou não de água é observar o seu substrato, que precisa estar nitidamente úmido.

Adubo para orquideas : é necessário?

O adubo para orquídeas é o terceiro item importante no cultivo. Ele não é necessário sempre, porém é recomendado em alguns casos, como por exemplo, se você possui orquideas de interior, elas precisam ser adubadas, pois como não estão em seu habitat natural, a natureza não consegue fornecer os devidos nutrientes que ela precisa, por isso, o adubo é essencial. Outro caso em que se recomenda o adubo é no início do plantio, quando a flor está crescendo e começando a se desenvolver.

Mas, qual o melhor adubo para orquídeas ? Opte por orgânicos, eles não agridem a planta e fornecessem os melhores nutrientes. Mas procure adubar durante épocas mais quentes, ou antes da floração. Assim, sua orquídea irá se desenvolver e florescer saudavelmente.

Pensando que como cuidar das orquídeas é uma dúvida frequente entre os cultivadores, e com o objetivo de responder à todas perguntas que recebemos diariamente, criamos um cursinho GRATUITO com um passo a passo ensinando todas as dicas para você conseguir cuidar da sua orquídea da melhor forma. Deixe seus dados no link abaixo para receber GRATUITAMENTE  a primeira lição no seu e-mail. Obrigada pela visita!

 

 

 

 

 

Previous post:

Next post: