Orquídea Denphal

 

Orquídea Denphal

Orquídea Denphal é conhecida como símbolo do estado de Queensland, na Austrália. Esta espécie se adapta muito bem a climas de temperaturas mais altas e também de boa iluminação.

A orquídea denphal chama muita atenção por sua elegante estrutura. As suas flores brotam na ponta das hastes e possuem variados tons de cores que vão do branco ao vinho. É interessante desta orquídea que ela é capaz de florescer em quase todos os meses do ano, quando o clima seco predomina.

As orquídeas denphal possuem hastes longas e flores relativamente grandes. A altura desta planta pode chegar a cerca de 1 metro a 1,5 metro.

Pelas características da flor e também pelas hastes finas e compridas, as flores da orquídea denphal são bastante utilizadas em buquês. Embora pareça frágil, a orquídea denphal é bastante resistente, o que ajuda na hora de manuseá-la e montar os buquês.

Orquídea Denphal cuidados

Orquídea DenphalEmbora esta orquídea denphal goste calor e luz, é preciso ter cuidado com a luz direta em excesso. Quando uma orquídea denphal recebe luz direta o sol por muito tempo, suas folhas e flores podem queimar, além de causar rápida desidratação da planta.

Regue a sua orquídea denphal duas vezes por semana ao menos e cuide apenas com a quantidade da água dada a planta. A orquídea denphal precisa ser hidratada, porém, não pode ficar encharcada para que suas raízes não apodreçam.

Uma dica para saber se a planta precisa ser regada ou não é colocar o dedo no substrato da planta. Se o mesmo estiver úmido, então ainda não é a hora de regar sua orquídea denphal.

Orquídea Denphal para fazer mudas

Se você tiver uma orquídea denphal e desejar fazer mudas desta planta, saiba que não é tão difícil quanto possa lhe parecer neste momento. É preciso sim ter alguns cuidados em relação aos procedimentos para que no fim dê certo. A seguir lhe passo algumas dicas e cuidados necessários.

O primeiro passo é escolher a orquídea denphal a ser usada como matriz. Ela deve estar livre de qualquer doença e/ou praga e deve ter bom porte de desenvolvimento.

A etapa seguinte é verificar qual dos caules irá gerar a nova muda. O cuidado aqui é escolher a parte a ser retirada para a nova muda, que deverá possuir duas gemas (geralmente localizadas em meio aos pseudobulbos da sua orquídea denphal).

O passo final é o plantio das mudas. Após retirar a muda da orquídea denphal, você deverá transplantá-la ou em um canteiro ou em um vaso com o devido substrato.

Cada planta matriz pode gerar várias mudas, porém, tenha sempre o cuidado de manter dois caules na matriz, para assim evitar danos a sua orquídea denphal.

Se desejar, você poderá conhecer mais dicas nossas sobre como cuidar de orquídeas em nosso cursinho gratuito. O cursinho é comporto por 10 aulas e para receber a primeira ainda hoje, basta nos informar o seu e-mail no formulário abaixo. Estaremos lhe aguardando nas aulas sobre como cuidar de orquídeas.

Orquídea Olho de Boneca

 

Orquidea Olho de BonecaOrquídea olho de boneca é bastante popular e caracterizada por sua aparência rústica, além de possui algumas facilidades em seu cultivo quando comparada as demais espécies.

A orquídea olho de boneca pertence à espécie Dendrobium, família das Orchidaceae e seus arbustos podem ter entre 30 cm e 90 cm de altura. A orquídea olho de boneca é facilmente encontrada em regiões de clima equatorial, tropical e subtropical e se adaptam muito bem apoiadas em árvores.

Orquídea Olho de Boneca características

Uma característica da orquídea olho de boneca são os pseudobulbos sulcados com nós e entrenós esverdeados. As suas folhas são finas, curtas e flexíveis. Já as flores possuem cerca de 6 cm e são de cores variadas, embora a mais comum seja branca e roxa com o desenho de um olho marrom no centro de umas das pétalas. A floração da orquídea olho de boneca dura aproximadamente 30 dias, durante a primavera.

Orquidea Olho de BonecaPor ser típica de regiões de temperaturas mais elevadas, a orquídea olho de boneca aprecia bastante a luz solar e ambientes arejados. Aconselha-se que nos dias muito quentes proteja a orquídea da luz direta do sol para evitar queimaduras na planta.

Quanto às regas para a orquídea olho de boneca, sugere-se irrigar com frequência no verão, mas cuidando para que o substrato seque entre uma rega e outra.

Já em relação aos adubos para esta orquídea olho de boneca, o ideal é usar um adubo orgânico de torta de mamo e farinha de osso. Se preferir utilizar outros adubos próprios para orquídeas, vá a uma casa agrícola para conhecer as opções disponíveis para a fase em que sua orquídea de olho de boneca está. Se ela estiver fase de crescimento, opte por um adubo específico para isso, que possui composição diferente do adubo apenas para a época de manutenção u mesmo para a época de floração.

Orquídea Olho de Boneca propagação

A orquídea olho de boneca pode ser propagada por você mesmo, se desejar. Para isso, o primeiro passo será preparar um vaso, colocando argila expandida e isopor no fundo. Por cima disso, coloque musgo esfagno ou fibra de coco. Com isso pronto, você poderá colocar a planta.

Em seguida, prepare para sua orquídea olho de boneca um tutor, que poderá ser um tronco de árvore, por exemplo, que dará apoio para sua orquídea. Em alguns casos, quando for colocar a orquídea junto ao tronco de árvore, é preciso utilizar um barbante ou um sisal para prender mais firmemente a orquídea olho de boneca ao tronco.

Mantendo-se atento aos cuidados aqui citados, tais como regas, iluminação, adubação, etc. sua orquídea olho de boneca terá uma longa vida e lhe trará muitos momentos de alegria assim como trouxeram as orquídeas do Professor Alberto Schuman.

O Professor Alberto é um aficionado por orquídeas, tanto que criou um cursinho gratuito composto por 10 aulas com os conhecimentos básicos que qualquer cultivador de orquídeas precisa saber. Se você desejar receber o cursinho gratuito, se inscreva no formulário abaixo e em seguida você já irá receber a primeira aula:

Como Montar Um Orquidário

junho 21, 2019

Como Montar Um Orquidário   Como montar um orquidário pode lhe parecer algo muito difícil, mas na verdade basta que tenha as ferramentas corretas em mãos para que essa se torne uma tarefa fácil de ser cumprida. O orquidário é o local criado para oferecer as condições adequadas para o cultivo das orquídeas. Este local […]

Read the full article →

Orquídeas Colombianas

junho 19, 2019

Orquídeas Colombianas   Orquídeas colombianas formam um grande grupo de diversas cores e formatos. A Colômbia já registrou 4.270 espécies de orquídeas e seu território e o país já ocupa o primeiro lugar em riqueza de orquídeas no mundo. Para o meio ambiente, as orquídeas colombianas possuem um papel muito importante. Além de serem portadores […]

Read the full article →

Orquidea Dendrobium  

junho 17, 2019

Orquidea Dendrobium     Orquidea dendrobium é mais um gênero de orquídea que enche os olhos de qualquer um com tanta beleza. Neste artigo vamos falar especialmente da orquidea dendrobium agregatum que pode ser conhecida como orquidea dendrobium lindleyi. Para você saber todas as dicas e ensinamentos sobre as espécies de orquídeas que vemos ao […]

Read the full article →

Orquidea Cara de Macaco

junho 15, 2019

Orquidea Cara de Macaco   Orquidea cara de macaco também é conhecida pelo seu nome científico dessa orquídea é Dracula Simia, pois além de se parecer com um macaco, suas sépalas longas lembram os dentes canino de um vampiro. A orquidea cara de macaco é uma espécie epífita de crescimento cespitoso. Ela é originária do […]

Read the full article →

Orquidea Bambu

junho 13, 2019

Orquidea Bambu   Orquidea bambu é o nome popular da orquidea arundina, em função do formato da planta ser semelhante ao próprio bambu. Este tipo de orquídea é muito utilizado para o paisagismo em função de seu formato ser diferente das demais orquídeas e apresentar uma linda flor em seu período de floração. A orquidea […]

Read the full article →

Ganhei uma orquidea e agora

junho 11, 2019

Ganhei uma orquidea e agora   Ganhei uma orquidea e agora? As orquídeas são flores que estão cada vez mais conquistando o coração de todas as pessoas. Não é à toa que muitas orquídeas são dadas de presentes às pessoas queridas. Justamente por possuírem uma beleza encantadora e charmosa, acabam transformando o ambiente em que […]

Read the full article →

Orquidea Negra

junho 9, 2019

Orquidea Negra   A orquidea negra é uma raridade na família das orquídeas. Em geral, flores negras são difíceis de serem encontradas naturalmente. E quando falamos nas orquídeas, é ainda mais difícil, restando, praticamente, as desenvolvidas em laboratório. Elas podem ser consideradas como orquídeas raras dentro do grupo Orchidaceae por conta de sua difícil reprodução, […]

Read the full article →

Flor orquidea

junho 7, 2019

Flor orquidea Flor orquidea é a parte mais atrativa das orquídeas. Mas você conhece bem a sua orquídea? Sabe qual é a sua espécie? Se esse é o momento em que você pensou “Existe mais de um tipo de flor de orquídea?”, esse artigo foi feito para você. Conhecida mundialmente por sua beleza exótica, perfumes únicos, […]

Read the full article →