Flor orquidea

Flor orquidea

Flor orquidea é a parte mais atrativa das orquídeas. Mas você conhece bem a sua orquídea? Sabe qual é a sua espécie? Se esse é o momento em que você pensou “Existe mais de um tipo de flor de orquídea?”, esse artigo foi feito para você. Conhecida mundialmente por sua beleza exótica, perfumes únicos, cores vibrantes e flores lindas, as orquídeas são uma das classes de plantas com mais subespécies. Existem variedades de orquídeas ao redor do Brasil e do mundo, com uma infinidade de características peculiares e interessantes.

As orquídeas, primeiramente, se dividem em três grandes grupos: rupícolas, epífitas e terrestres. Dentro desses grupos, estão as, aproximadamente, 35 mil espécies de flores orquideas. Podemos Flor de Orquideatambém diferenciar as orquideas pelas variações nas estruturas de suas flores, algumas possuem somente uma ou poucas flores, e outras que possuem várias flores, dentre as mais comuns, estão as orquideas Phalaenopsis ou orquídea-borboleta e Oncidium, chamada de chuva de ouro.

A maioria das orquídeas floresce apenas uma vez ao ano, mas existem algumas que dão flores durante vários meses, como por exemplo a orquidea Phalaenopsis que pode florir até 3 vezes ao ano se a planta estiver bem nutrida . Suas flores são o verdadeiro atrativo dessa planta tão bela, mas para mantê-la bonita e viçosa sempre é preciso saber os cuidados necessários. Por isso, criamos um cursinho GRATUITO com um passo a passo ensinando como realizar o cultivo dessa flor. Para se inscrever é só deixar seus dados abaixo.

A flor orquidea e as suas estruturas

Flor de orquidea

A flor de orquidea tem duas espirais de elementos estéreis: a espiral exterior que tem três sépalas, e a espiral interior que tem três pétalas. Normalmente as sépalas formam um triângulo, como é o exemplo da Cattleya. As flores de orquídea que possuem um número anormal de pétalas são chamadas de pelóricas, essa é uma característica genérica da flor que é influenciada pelo ambiente, mas só aparece aleatoriamente.

O caule da flor pode ser de três tipos: basal, que é produzido a partir da base de um tubérculo, apical que é o que cresce a partir do ápice da haste principal ou axilar, que se desenvolve a partir do eixo da folha.

Orquideas : cuidados com as flores

Flor de orquidea

As orquideas possuem flores que são a parte mais delicada da planta, e para mantê-las bonitas, é preciso ter cuidado com algumas coisinhas. Na hora de regar a orquídea, evite ao máximo molhar as flores, principalmente se você fizer a rega no fim do dia. Deixar as folhas e flores molhadas por muito tempo pode levar ao apodrecimento, ou causar uma doença por fungos ou bactérias. Outro cuidado importante é não deixar a planta exposta ao sol durante o dia inteiro, pois isso pode queimá-la. As flores das orquídeas duram mais quando a planta está bem alimentada, bem regada e com a quantidade de luz correta.

A floração, na maioria das espécies, ocorre apenas uma vez ao ano, e durante os outros meses a planta entra em descanso e preparação para a próxima. Contudo, se a orquídea, após a última flor cair, mantiver a haste floral ativa, significa que uma segunda floração pode acontecer. Neste caso, novas ramificações nascem a partir das gemas ou pequenas saliências na haste, e elas produzirão uma nova floração.

Cultivar orquídeas é uma arte, e suas flores, a verdadeira beleza da obra. Agradecemos muito a sua visita, e por isso, disponibilizamos um curso inteiramente GRATUITO com todas as dicas, ensinamentos, e técnicas detalhadas através de um passo a passo, para você aprender a como cuidar de orquideas. Insira seus dados no link abaixo e receba já a primeira lição no seu e-mail.

Previous post:

Next post: