Orquidea Azul

Orquidea azul

 

A orquidea azul é uma espécie rara de orquídea, muito famosa e diferente no universo das orquídeas. Porém, flor de orquidea azul é impossível de nascer naturalmente nas orquídeas. Então, como surgiu a orquídea azul?

orquidea azul

A Phalaenopsis Blue Mystic é o resultado de uma manipulação química onde se injeta tinta azul em orquídeas phalaenopsis brancas. A tinta é injetada antes de germinar a semente da orquídea, sendo absorvida graças à raiz de superfície esponjosa. Outra maneira de realizar esse processo, é injetar a tinta no caule, que dará o mesmo resultado. É essa tinta faz com que as flores nasçam azuis.

Se você deseja ter uma orquídea azul, não se preocupe com fato que ser uma química na planta que gera esse resultado, pois a tinta a ser utilizada não é tóxica para a orquídea.

Uma observação importante a ser feita é que as orquídeas azuis não são consideradas híbridas, visto que ela não é um resultado de vários cruzamentos de espécies de orquídeas diferentes, mas sim uma espécie em que é injetada a nova coloração.

Orquídea azul e o seu mito

A orquidea azul é acompanhada de um mito sobre sua coloração, a qual nem sempre é revelada pelos para os compradores e cultivadores da flor. Com o passar do tempo, a orquídea absorve toda a tinta que foi injetada no processo de manipulação. Isso significa que nas florações seguintes, as flores de orquídea começam a florescer da sua cor original, brancas.

orquidea azul

Para quem acredita que a orquídea phalaenopsis será para sempre azul, a aquisição da planta pode causar grande frustração ao cultivador. Além de perder a cor azul com o passar do tempo, as orquídeas azuis geralmente são vendidas a um preço mais elevado quando comparadas as orquídeas brancas. Isto pode causar um sentimento de arrependimento ao comprador por tem pago um preço maior do que seu real valor.

Por essa razão, geralmente a muda é vendida com um folheto explicativo junto, que traz todos os avisos e informações sobre a orquídea azul. Também é importante saber que como se trata de absorção, nem todas as orquídeas azuis terão a mesma cor, cada uma absorve a quantidade de tinta que consegue, por isso você irá encontrar diversos tons azuis nessas orquídeas.

Orquidea azul como cuidar ?

Orquidea azul, como cuidar dela? Apesar de ser uma espécie que passa por um processo de manipulação incomum, as orquideas azuis possuem cuidados bem parecidos com o restante das orquídeas phalaenopsis, são poucas as diferenças.

orquidea azul

Por conta da manipulação, essa orquídea desidrata muito rapidamente, isso faz com que seja necessário regrar essa orquídea com mais frequência cerca de duas ou três vezes na semana. A adubação também deve ser feita frequente e rigorosamente, o ideal é a cada duas semanas para que a flor receba sempre os nutrientes necessários.

Outro cuidado importante é o lugar onde a orquídea vai ficar, pois isso influencia bastante no desenvolvimento da planta. Ele deve receber boa luminosidade durante a manhã e sombra durante a tarde, além de precisar de uma boa circulação de ar.

A orquídea azul é uma flor chamativa por ser rara, é encantadora e belíssima, merecendo muito carinho e cuidado de seu cultivador. Sabemos que os cuidados com orquídeas são de extrema importância para que elas continuem florindo, por isso, criamos um cursinho gratuito que ensina tudo o que você precisa saber sobre orquídeas. Para se inscrever é só nos informar o seu e-mail no formulário abaixo que lhe enviaremos as aulas gratuitas em seguida.

Previous post:

Next post: