Orquidea Tropical Dicas Essenciais

Orquidea Tropical Dicas Essenciais

 

orquidia laelia é ótima decoração

Orquídea Laelia

Orquídea Tropical é o tipo de orquídea predominante já que esse tipo de clima contribui fortemente para o desenvolvimento da planta. E você sabe como cuidar da orquídea tropical?

O Brasil é privilegiado por ter esse clima que as orquídeas tanto gostam. Na região sul a orquídea Laelia é bastante comum, tanto que é símbolo do estado de Santa Catarina. É uma espécie acostumada com quedas de temperatura, realmente ideal para o sul onde o frio é mais frequente. A laelia é epífita e possui muitas variedades.

Na região sudeste a mais encontrada é a orquídea aspasia. Normalmente floresce no inverno, possui porte pequeno e floresce anualmente com os cuidados corretos.

Lá na parte norte do país a orquídea cattleya é bastante conhecida. Em Roraima por exemplo há muitas espécies graças ao bioma diversificado do local, são espécies de cuidados mais fáceis.

Cattleya Labiata comum no nordeste

Cattleya Labiata

No Nordeste o crescimento da cattleya labiata é comum, a queridinha das pessoas pela sua beleza.

Já no centro oeste encontra-se com facilidade a orquídea encyclia, que gostam de climas secos.

Claro que em cada região se encontra uma grande variedade de orquídeas, já que o Brasil é um dos países com o maior número de espécies. Então antes de tomar qualquer atitude em relação aos cuidados com as orquídeas, é fundamental conhecer bem a espécie e verificar se possui chance de se adaptar ao clima de sua região. Identificando a orquídea é muito mais fácil de cuidá-la.

Uma dica importante é evitar cultivar uma espécie que não se familiariza com determinado lugar, pois isso apenas servirá para gastar toda a energia da planta e não terá o resultado desejado. A orquídea não irá florescer se o cultivador não conceder os cuidados adequados.

Para auxiliar no cultivo das orquídeas em qualquer região do Brasil, preparamos um passo a passo de orquídeas explicando tudo sobre orquídeas e suas necessidades de norte a sul do país. Receba esse guia gratuitamente em seu e-mail, basta informar seus dados abaixo:

 

Como cuidar de orquídeas em diferentes estações climáticas?

 

Se você é um apaixonado por orquídeas e gostaria de passar o ano inteiro com a companhia de suas flores, basta conferir as espécies que florescem em cada estação. Assim você poderá tê-las sempre por perto, porém, é importante ressaltar que as orquídeas apenas se desenvolvem em boas condições.

Você precisa dar a orquídea todo o suporte necessário, dessa maneira a estação do ano contribuirá para o crescimento dela.

No verão você pode optar pela Aspásia Luneta, Dendrobium e os híbridos da Cattleya. São orquídeas populares e que gostam da luz solar.

orquidea brassia conhecida como orquidea aranha

Orquídea Brassia

Na primavera as orquídeas que florescem são a brassia, a laelia purpurata e oncidium, são espécies que gostam de temperaturas intermediárias e de luz indireta, pois o sol pode queimá-las.

Para o outono boas opções são a epidendrum, a encyclia e a phalaenopsis amabilis. Essas orquídeas não gostam de umidade excessiva, podem até apodrecerem com o acúmulo de água.

E no inverno opte pela cymbidium, essa espécie aprecia o clima frio, inclusive pode ser regada com água mais gelada que o convencional.

Claro que existem muitas outras espécies que florescem durante o ano, mas realmente são muitas e é impossível de listar aqui. Por isso, insira o seu e-mail abaixo e receba gratuitamente um passo a passo com informações sobre as principais espécies de orquídeas e a melhor estação do ano para cada uma:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post:

Next post: