Orquídeas Dendrobium

Orquídeas Dendrobium

 

As orquídeas Dendrobium ou Dendróbio, são um grupo de orquídeas originárias do sudeste asiático, com um grande número de espécimes de fácil cultivo. Elas podem ser naturais ou híbridas, e o seu grupo está entre as orquídeas mais conhecidas e comuns.

A espécie de orquideas dendrobium é epífita, ou seja, nasce e se desenvolve naturalmente sobre outras árvores, apenas usando-a como um suporte, sem retirar seus nutrientes. Mas ocasionalmente podem ser encontradas nascendo sobre rochas ou no solo, desde a Índia até a Nova Zelândia, e por isso, preferem ambientes com clima mais ameno.

A maioria da sua espécie produz pseudobulbos roliços, com folhas por toda a extensão, e suas flores tem cores variadas. A época de floração é geralmente entre o fim do inverno até o final da primavera, e suas flores agrupam-se em talos curtos ao longo de todo o pseudobulbo, com grandes pétalas e sépalas.

O cultivo de uma orquídea, principalmente a dendrobium, é uma atividade muito prazerosa, e tem encantado muitas pessoas, principalmente os colecionadores. Contudo, os cuidados para o cultivo são essenciais para a saúde da sua flor, e por isso, criamos um cursinho GRATUITO que ensina passo a passo todas as dicas para você cultivar orquídeas. Basta deixar seus dados ao lado para se inscrever e receber o curso no seu email!

Especies de orquideas dendrobium

As especies de orquideas dendrobium são as mais variadas. Consideradas o segundo maior grupo de orquídeas com cerca de 1.200 espécimes, que são as mais diferenciadas e únicas. Cada uma delas possui suas próprias particularidades, diferenças nas estruturas de folhas e flores, preferências por clima e rotina de cuidados. Continue a leitura para conhecer algumas dessas especies de orquideas.

O primeiro grupo é das dendrobiuns com folhas decíduas, ou seja, que perdem as folhas durante a seca, ao longo de todo o pseudobulbo, que devem ser mantidas em temperaturas intermediárias, quente na primavera/verão e fria no inverno. Elas produzem de uma a cinco flores em cada nó da haste, formando um cetro de flores. As espécies mais comuns desse grupo são a Chrysanthum, a Nobile, conhecida como Olho de Boneca, e a Wardianum.

Outro grupo é o de orquídeas dendróbio que também possuem folhas decíduas, mas que devem ser mantidas em clima quente durante o ano todo, e no inverno entra em repouso. Devem ser regadas em abundância somente durante o verão. Após a floração desse grupo, novos brotos já começam a nascer. Exemplos são a Dendrobium Anosmun, Findlayanum e a Pierardi.

O terceiro grupo é o das orquídeas com folhas persistentes e que devem ser mantidas em temperaturas intermediárias, quente no verão e frio no inverno. Porém, por terem folhas resistentes, elas não precisam de período seco no inverno. Espécimes desse grupo são a Densiflorum, Fimbriatum e a orquidea Thyrsiflorum.

Como cuidar de uma orquidea dendrobium ?

Como cuidar de uma orquidea dendrobium? Visto algumas das espécies desse grande grupo, e analisando como elas são diferentes, é um pouco difícil especificar com detalhes os cuidados para cada uma. Mas por se tratarem de um grupo, alguns cuidados podem ser generalizados.

As orquideas dendrobium precisam de alta luminosidade para conseguirem dar novos brotos e para realizarem a floração. Mas é importante saber que essa luminosidade deve ser transmitida indiretamente para a flor, para que não haja danos à sua saúde e beleza. O período em que elas mais precisam de luz é no crescimento ativo.

Durante o período de crescimento, elas precisam de regas abundantes, principalmente no verão, mas, entre uma rega e outra é importante deixar o substrato quase seco. O ideal também é mantê-la em um lugar com boa ventilação, para que as raízes consigam realizar sua função respiratória.

A adubação é necessária para a orquidea dendrobium, e deve ser feita duas vezes ao mês, quando está no verão e no início do crescimento. No outono é interessante adubar para ajudar mais na floração, e conseguir flores ainda mais lindas.

Como cuidar de orquideas dendrobium é uma dúvida frequente, e por causa disso, com o objetivo de responder a todas as perguntas, disponibilizamos um cursinho inteiramente GRATUITO com todas as dicas para o plantio e o cultivo da Dendrobium e demais espécies. Coloque seus dados no link abaixo para receber a primeira lição no seu e-mail. Obrigada pela visita!

 

 

 

Previous post:

Next post: