Orquideas no vaso errado

Orquideas no vaso errado

 

Orquideas no vaso podem se desenvolver lindamente, mas apenas se estiverem no vaso correto. Por isso muitas pessoas ficam em dúvida de qual vaso escolher e é normal esse receio porque se trata do lugar onde as orquídeas viverão. Se as orquídeas forem colocadas no vaso errado o prejuízo pode ser muito grande.

O mercado de orquídeas é muito amplo e a quantidade de modelos de vasos também. Escolher o vaso ideal requer as informações corretas já que cada tipo de orquídea possui suas próprias necessidades.

O vaso não precisa ser bonito, ele precisa ser adaptável ao seu ambiente e à sua orquídea. Muitas vezes o vaso não precisa ser um daqueles convencionais, pode ser algum outro recipiente que você tenha em casa, muitos cultivadores usam até cestinhos de prendedor de roupa como moradia para orquídea. Tudo depende de como você desenvolve o cultivo.

A escolha apropriada de vaso define o tempo de vida da orquídea, quando o vaso não está correto infelizmente a orquídea não consegue fixar suas raízes e dessa forma não absorve os nutrientes que precisa.

Os vasos variam não apenas no tamanho, mas também no material que são feitos. Podem ser de plástico, de fibra de coco, de vidro, de barro, orquideas em vaso de vidrode cimento, de madeira, entre outros. Essa grande variação é justamente para que todas as orquídeas possam ter o vaso certo.

Cada modelo de vaso proporciona resultados diferentes, alguns mantém a orquídea úmida por mais tempo, outros tiram a umidade rapidamente, alguns são reutilizáveis após uma boa lavagem, outros precisam de esterilização para serem reaproveitados.

Então antes de escolher o vaso para sua orquídea, conheça o ambiente em que a planta ficará e também analise qual a umidade que sua orquídea precisa em suas raízes. Mesmo assim ainda pode existir dúvida de qual é o vaso perfeito para a sua espécie, por isso listamos todas as dicas úteis sobre cada espécie de orquídeas, dessa maneira você saberá escolher o vaso com mais facilidade.

Deixe seu e-mail abaixo e receba gratuitamente esse passo a passo que salvará o seu cultivo de orquídeas:

 

Quais as principais características dos vasos para orquídeas?

 

Antes de escolher o vaso pelo material que é composto é preciso analisar qual o tamanho ideal orquideas no vaso correto para cada especiepara sua orquídea. Isso porque o vaso não pode ter um tamanho incompatível, pois um vaso muito grande, por exemplo, prejudica o crescimento da orquídea já que dificulta a fixação das raízes.

Além disso, o vaso muito grande pode servir para acumular água, o que acarreta em muitas consequências, como formação de fungos ou apodrecimento das raízes.

O tamanho ideal de vaso para orquídea é aquele que permita pelo menos de 2 a 3cm de folga entre a borda do vaso e as raízes da orquídea. Esta folga só precisa ocorrer em um dos lados e não em toda a circunferência do vaso e será essencial para que as orquídeas possam crescer com o espaço necessário.

Sobre as características de cada vaso pode-se destacar algumas. O vaso de plástico por exemplo, são os que mais variam de formato, podem ter furos laterais, podem ser inteiros, enfim, são infinitos modelos.

É um tipo de vaso bastante utilizado comercialmente e não tem um valor alto. Quem cultiva orquídea nesse tipo de vaso não tem necessidade de regar frequentemente, pois ele mantém a planta molhada por mais tempo se comparado a outros modelos.

As orquídeas que melhor se adaptam a vasos de plástico são aquelas de pequeno porte, que não precisam ser replantadas com frequência.

Além desse modelo, existem também outras alternativas, como o vaso de barro que custa um pouco mais caro que os de plástico, porém para algumas espécies de orquídeas é o mais indicado.

Para que você saiba quando e como usar um vaso de plástico, um de barro ou até mesmo um vaso de fibra de coco, preparamos um passo a passo completo sobre orquídeas. Onde você pode conferir mais detalhadamente as características de cada vaso e assim cultivar sua orquídea com saúde e beleza por mais tempo.

Receba esse passo a passo gratuitamente abaixo, é um verdadeiro presente de um cultivador experiente, que lhe dará ensinamentos valiosos sobre todos os tipos orquídeas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post:

Next post: