Como Cuidar de Orquídeas em Apartamento

Como cuidar de orquídeas em apartamento

 

Como cuidar de orquídeas em apartamento

Como cuidar de orquídeas em apartamento causa muita insegurança aos cultivadores iniciantes, justamente por acharem que é necessário possuir um ambiente externo, com um jardim, para ter sucesso na criação destas lindas flores.

Porém, isso é um grande equívoco, pois é possível sim cultivar orquídeas em apartamento. Inclusive existem algumas espécies que se adaptam muito bem a esse tipo de ambiente.

A quantidade de gêneros e espécies de orquídeas que existem é enorme. São diversas cores, tamanhos e aromas, com orquídeas que se adaptam aos mais diversos ambientes. Porém é necessário ter alguns cuidados para que o cultivo de sua orquídea em apartamento seja um sucesso.

Como cuidar de orquídeas em apartamento – dicas especiais

 

Como cuidar de orquídeas em apartamento

Cuidar de orquídeas em apartamento nos faz pensar em um fator que a maioria das pessoas acabam esquecendo que é a altitude do andar em que moram. Quanto mais alto for, mais atenção você deverá ter com sua orquídea, pois a intensidade do vento aumenta, assim como a intensidade da luz solar.

Procure sempre manter a orquídea em algum lugar que possua proteção dos ventos fortes, porém que não a abafe completamente. Uma boa ideia é controlar o vento abrindo e fechando a janela durante o dia, se possível, controlar também o quanto aberta a janela está.

Você também deverá ficar atento à iluminação e de preferência conhecer bem em qual direção se encontra cada cômodo, para assim saber onde é mais ensolarado. As janelas na direção norte tendem a ser as mais ensolaradas, pois recebem raios solares tanto de manhã quanto de tarde e em qualquer estação do ano. Lembrando que se você manter sua orquídea mais afastada da janela, faz com que a luminosidade acabe decaindo também. Contudo, deixar as orquídeas muito próximas às janelas no inverno é prejudicial às orquídeas devido ao frio intenso das madrugadas.

Como cuidar de orquídeas em apartamento

Então encontre um local em seu apartamento onde haja equilíbrio e não se preocupe se for necessário trocar a posição do vaso de orquídea em função da luminosidade e temperatura, é normal realizar essa troca de local dependendo da região onde você mora e da estação do ano. Lembramos de não deixar sua orquídea receber luz em excesso e também que não sinta falta de luminosidade. Os extremos são sempre prejudiciais a saúde da orquídea.

Procure limpar as folhas de sua flor periodicamente, pois com o vento, muitas vezes vem bastante poeira e poluição, e isso por dificultar o processo de fotossíntese de sua planta.

Mais uma dica: cuidar de orquídeas em apartamentos significa, na maioria das vezes, cultivar a orquídea em vaso. Lembre-se que as orquídeas não se fixam na terra, mas sim em substratos de fácil drenagem da água, como musgo esfagno e casca de pinus por exemplo.

Com essas dicas, você já vai ser capaz de cuidar de orquídeas em apartamento. Porém isso não é tudo, é necessário saber quais as necessidades específicas da espécie de sua orquídea. Para lhe ajudar, elaboramos um passo a passo sobre como cuidar de orquídeas. O cursinho é totalmente gratuito. Para participar, basta que informe o seu e-mail no formulário abaixo e ainda hoje lhe enviaremos a primeira aula do cursinho gratuito.

Previous post:

Next post: