Como plantar orquídeas em árvores

Como plantar orquídeas em árvores

 

Como Plantar Orquídeas em Árvores

Como plantar orquídeas em árvores será o assunto do nosso artigo de hoje. Ao invés de ver as lindas orquídeas somente nos vasos como enfeite, você também pode apreciar a beleza delas em uma árvore da maneira mais natural.

Orquídeas são divididas em rupícolas, terrestres e epífitas. As rupícolas, ou também chamadas de litófitas, são aquelas que crescem em rochas. As terrestres são aquelas orquídeas capazes que crescerem no solo, em húmus ou folhas secas espalhadas na floresta.  Contudo, muitas orquídeas são conhecidas por poder ser encontradas na natureza, crescendo agarradas a troncos de ramos de árvores. Porém isso nãos as torna parasitas, pois apenas utilizam a árvore como suporte. Essas orquídeas são chamadas de orquídeas epífitas.

Apenas utilizando as árvores como suporte, não as prejudicam, e ainda são capazes de receber uma iluminação solar indireta. Fazendo então com que ela não queime com tanta facilidade e que consiga realizar a fotossíntese. São capazes de absorver os nutrientes de algumas folhas e de outros fragmentos que caíram próximos às suas raízes.

Geralmente as raízes das epífitas, são cobertas por uma estrutura esponjosa, conhecida como velame, que é o responsável pela absorção da água que está presente no ar.

O número de orquídeas que são epífitas é enorme, chegando a milhares os gêneros com essa característica, podendo ser encontradas em diversos habitats, como florestas tropicais, pântanos e até mesmo perto de montanhas.

Como plantar orquídeas em árvores – passo a passo

Como Plantar Orquídeas em ÁrvoresPara ter uma orquídea em árvore, o primeiro passo é certificar-se de que se trata de uma epífita. Não se preocupe pensando que isso irá prejudicar de alguma forma a árvore. As orquídeas epífitas só usam os troncos como suporte e não como fonte de nutrientes. As espécies mais comuns de orquídeas epífitas são a Dendrobium, Oncidium e Cattleya.

Para escolher a árvore, analise a casca. Deve ser grossa e rugosa para que ela consiga se firmar bem. Árvores com muitas folhas podem atrapalhar o crescimento da orquídea. O ipê é uma boa opção, pois os raios solares conseguem passar entre os seus galhos, iluminando também a orquídea.

O próximo passo é amarrar a planta ao caule. Se preferir você pode colocar um apoio entre a orquídea e o tronco, como musgo. Ou se não, pode fazer a amarração de maneira direta mesmo. Você pode fixar ela com barbante, corda ou até mesmo fio de lã. Cuidado para não danificar as raízes.

Para aprender mais sobre os cuidados essenciais com as orquídeas, se inscreva no cursinho gratuito do Prof. Alberto. Para receber as aulas, basta que nos informe o seu e-mail de contato logo abaixo:

Como plantar orquídeas em árvores – cuidados necessários

Como Plantar Orquídeas em ÁrvoresPara o cultivo de orquídeas epífitas é necessário um pouco mais de atenção, tendo em vista que pelo fato de elas ficarem agarradas a um tronco, ramo um pedaço de casca de árvore, não fazem o uso de substratos, o que significa que deverá receber as regas com maior frequência. A vantagem das orquídeas epífitas é que a adubação não é necessária. Adube somente se você quiser que ela se desenvolva mais rapidamente. Neste caso, uma vez por mês é o necessário.

Contudo, é muito importante conhecer bem com qual gênero de orquídea você está lidando. Para que erros não sejam cometidos e você consiga ter sua orquídea sempre saudável e radiante.

As orquídeas em árvores são maravilhosas, ainda mais por que ficam mais perto do seu ambiente natural. Para te ajudar com os cuidados de orquídeas, no link da descrição do vídeo eu deixei um link, que vai te levar à um vídeo gratuito com tudo que você precisa saber e dicas importantes de como identificar a sua orquídea.

Previous post:

Next post: