Orquídea Sapatinho Como Cuidar?

Orquidea Sapatinho Como Cuidar

Orquídea sapatinho como cuidar dela é relativamente fácil quando comparada a outras espécies de orquídeas. Primeiro de tudo, vamos conhecer um pouco mais as características da orquídea sapatinho para, então, podermos falar sobre os cuidados necessários de forma mais específica.

A orquídea sapatinho não tem esse nome à toa. Seu formato é bastante peculiar e atrai a atenção de quem a vê. Uma das pétalas dessa orquídea, o labelo mais especificamente, possui um formato arredondado, mais fechado, que se assemelha a um sapato realmente. Esse mesmo formato também lembra o formato de queixo protuberante, dessa forma, há quem chame a orquídea sapatinho de orquídea queixuda.

Esta orquídea pode ser encontrada de dois gêneros distintos: paphiopedilum (origem asiática) ou phragmipedium (encontradas na América Central e do Sul).

Orquídea Sapatinho Como Cuidar Considerando suas Características

Orquidea Sapatinho Como Cuidar

O labelo em formato de sapatinho é realmente chamativo, inclusive para os insetos. Os insetos são atraídos pelo labelo até a orquídea. Pousam na borda do labelo, que muito escorregadio para os insetos que acabam caindo no fundo do labelo. Ao se verem “capturados” pelo sapatinho da orquídea, se veem obrigados a se esfregarem nos polínios da orquídea para poderem sair dali. Quando os insetos saem da orquídea sapatinho e vão para outra planta, então ocorre processo de polinização.  

Em função dessa “captura”, a orquídea sapatinho já chegou a ser confundida como planta carnívora. Contudo, a orquídea sapatinho não mata o inseto que chagar até ela. Ela somente utiliza-o para polinização, sem causar qualquer dano ao inseto.

 A orquídea sapatinho possui crescimento monopodial, não possui pseudobulbos e as flores crescem nas pontas de uma haste floral provinda da base das folhas. Cada haste possui cerca de 15cm de comprimento e as flores que crescem em suas pontas são capazes de se manterem bonitas, viçosas por um período entre 15 e 30 dias, dependendo das condições do ambiente em que ela se encontra. As flores da orquídea sapatinho podem se abrir em diferentes cores. Aqui no Brasil, encontramos principalmente nas cores branco e marrom, rosa e verde.

Para a floração da orquídea sapatinho é essencial que ela receba bastante luminosidade, por isso essa orquídea pode ser cultivada tanto dentro de cada quanto em ambiente externo.

Orquídea Sapatinho Como Cuidar

Orquidea Sapatinho Como Cuidar

Acima mencionamos que orquídea sapatinho não possui pseudobulbo, portanto as regas acabam sendo mais frequentes. Para saber quando e quanto regar a sua orquídea sapatinho, observe o substrato, a terra onde ela estiver plantada. O importante é que a água não fique parada no substrato e nem se pode encharcar a planta. O substrato ou a terra deve estar úmido sempre e meio deve permitir que a água escoe com facilidade. É recomendado que o substrato da orquídea seja trocado entre 18 meses e 2 anos.

Em função disso, aconselha o plantio da orquídea sapatinho em vasos de plástico que retém umidade e utilizar terra para plantio. Observação importante: terra para orquídeas possui uma composição diferenciada que permite fácil drenagem da água. Portanto, quando você for a uma floricultura ou agropecuárias, busque por terra específica para cultivo de orquídeas.

A adubação da orquídea é sem dúvidas necessário. Recomenda-se utilizar adubo orgânico a cada dois meses e adubo foliar a cada 15 dias.

O adubo orgânico poder ser feito por você mesmo em sua casa, sem complicações. Se desejar saber dicas adicionais sobre o cultivo das orquídeas e receita de adubo orgânico, se inscreva no cursinho do Professor Alberto Schuman. Neste cursinho, você irá receber 10 super dicas para o cultivo de orquídeas gratuitamente.

Para receber as dicas, basta que informe o seu e-mail no formulário logo abaixo:

Cultivar Orquídeas no Nordeste

Cultivar orquídeas no Nordeste é uma prática que demanda muita atenção e carinho por parte de seus cuidadores, mas para que sua orquídea floresça e viva por muitos anos, há alguns cuidados especiais que devem ser tomados quanto ao cultivo na região do Nordeste.

Cultivar Orquídeas no Nordeste

Como o Nordeste é uma região que possui três diferentes climas, variando entre Litorâneo Úmido, Tropical e Tropical Semiárido, algumas regiões são mais propícias para se cultivar orquídeas do que outras. Porém, respeitando corretamente as necessidades da sua plantinha ela crescerá com muito vigor!

O primeiro cuidado que você deve ter ao cultivar orquídea no Nordeste, é analisar onde será o cantinho dela na sua casa e conferir se ali ela será exposta diretamente a luz solar. Algumas orquídeas comuns de serem encontradas no Nordeste, como por exemplo a Cattleya labiata, também conhecida como Rainha do Sertão, crescem em ambientes mais sombreados, portanto se forem expostas a forte luminosidade poderão sofrer queimaduras em suas folhas, sendo porta de entrada para fungos e outras bactérias. Por isso, o correto é deixar sua orquídea de uma a duas horas por dia no sol da manhã que é mais fraco, e depois colocá-la onde não há tanta luminosidade.

Cultivar Orquídeas no Nordeste: A Influência da Temperatura na Floração

Cultivar Orquídeas no Nordeste

Outro fator determinante para a sua orquídea florir, é a variação de temperatura. Pode parecer um tanto quanto estranho, mas as orquídeas precisam sofrer um “estresse térmico” para que floresçam. Elas não gostam de temperaturas constantes e este é um dos fatores que impede a floração, além disso, muitas orquídeas são acostumadas com variações de temperatura na natureza, onde o calor é mais intenso a tarde, e à noite a temperatura cai.

No Nordeste a temperatura é mais elevada e constante do que em outras regiões do Brasil, e por isso é mais dificultoso achar um lugar onde sua plantinha receba o calor e frio moderados. Mas como saber se a temperatura está muito alta ou muito baixa para a orquídea?

Caso as folhas apresentem um aspecto seco, pode ser que a temperatura esteja alta demais para a sua orquídea. Para resolver esse problema você pode colocá-la em um lugar mais aberto, que tenha uma maior circulação de ar, ou até utilizar um ventilador para refrescá-la!

Agora, se as folhas começarem a parecer mais escuras e moles, pode ser um sinal de que a temperatura está muito baixa. No Nordeste é raro a temperatura cair drasticamente, mas caso isso aconteça você pode optar por deixar sua orquídea dentro de casa até a temperatura aumentar consideravelmente.

Cultivar Orquídeas no Nordeste: A Influência da Umidade na Floração

Cultivar Orquídeas no Nordeste

Apesar de possuir três climas que variam entre as estações do ano, o que mais predomina no Nordeste é o clima Tropical Semiárido, que apresenta temperaturas em torno de 27 e 31 graus, e uma baixa umidade do ar.

Com a baixa umidade, fica difícil oferecer a sua querida orquídea um ambiente ideal para que ela floresça. Isso porque a umidade regula e otimiza os processos fisiológicos das plantinhas, permitindo sua transpiração.

A presença do ar seco e com pouca umidade aumenta o risco de aparecimento de fungos e bactérias, atrapalhando a floração. Para você que mora em uma região mais quente e seca, uma forma de resolver esse problema é usando borrifadores de água todos os dias pela manhã nas folhas da sua orquídea, ou até mesmo molhar bem o chão do local onde estão suas plantinhas, para que a água evapore e umidifique o ar.

Apesar das peculiaridades que envolvem o seu cultivo, as orquídeas são flores de personalidade que conquistam todos que se propõem a conhecer um pouco mais dessa plantinha tão especial. Se desejar saber mais informações sobre como cuidar de orquídeas de forma que elas lhe retribuam esse cuidado com lindas flores, participe do cursinho gratuito preparada por um orquidófilo amante de orquídeas.

Para receber as aulas do cursinho, informe o seu e-mail no formulário abaixo:

Orquidea Cattleya Como Cuidar

agosto 26, 2019

Orquidea Cattleya Como Cuidar Orquidea Cattleya como cuidar dela é bem simples, está é uma orquídea que se adapta facilmente a diversas condições que possam apresentar o ambiente. A Cattleya é uma orquídea epítifita, ou seja, se fixa em tronco de árvores. Suas flores duram entre 10 e 30 dias em média e você poderá […]

Read the full article →

Orquídea Vanda Como Cuidar

agosto 24, 2019

Orquídea Vanda Como Cuidar Orquídea vanda como cuidar dessa flor de beleza peculiar? Isso é o que vamos conferir neste artigo. A orquídea vanda é mais facilmente encontrada nas montanhas do norte da Austrália, Himalaia, Índia, Filipinas e sul da China. Esta orquídea é uma epífita e sua principal característica as raízes que ficam aéreas. […]

Read the full article →

Phalaenopsis Como Cuidar

agosto 22, 2019

Phalaenopsis Como Cuidar Phalaenopsis como cuidar dessa linda flor sem antes conhece-la? Difícil, não é mesmo? Portanto, antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre esta orquídea. Se você observar atentamente para flor da orquídea phalaenopsis perceberá que seu formato lembra uma mariposa. Mariposa, em grego, é “phalaina”; “ópsis”, visão. Relacionado esses fatores, a […]

Read the full article →

Cymbidium Como Cuidar

agosto 20, 2019

Cymbidium Como Cuidar Cymbidium Como Cuidar dessa orquídea é mais fácil do você imagina. Em geral, as cymbidium são orquídeas fáceis de serem cultivadas, são fortes e resistentes, capazes de sobreviver a pequenas negligências de seu cultivador. Contudo, se cuidar muito bem dela, você irá ver que trará cachos florais ainda mais lindos. A orquídea […]

Read the full article →

Como Fazer Muda de Orquídea

agosto 18, 2019

Como Fazer Muda de Orquídea Como fazer muda de orquídea é uma dúvida bastante comum entre os cultivadores de orquídeas. Saber fazer muda de orquídea é importante para a própria planta, de forma que ela não fique sobrecarregada, além de ser muito importante para empresas e orquidários de grande porte, em função de aumentar sua […]

Read the full article →

Adubo para Orquídeas

agosto 16, 2019

Adubo para Orquídeas Adubo para orquídeas é sempre motivo de muitas dúvidas aos cultivadores principiantes, afinal, existem diversos tipos e marcas de adubos disponíveis no mercado. As orquídeas precisam receber os nutrientes necessários para se manterem saudáveis, assim como nós seres humanos. Os elementos essenciais para o ciclo de vida das orquídeas são 17: carbono […]

Read the full article →

Orquídea Bailarina

agosto 14, 2019

Orquídea Bailarina Orquídea bailarina é de uma espécie muita rara e exótica. Ao olhar para a flor dessa orquídea, você tem a nítida impressão de ver uma moça vestida como bailarina e os braços levantados, cujas as mãos estão prestes a se tocar acima da cabeça. Até mesmo as cores desta orquídea lembram uma bailarina: […]

Read the full article →

Flor Orquídea

agosto 12, 2019

Flor Orquídea A flor orquídea é realmente encantadora aos olhos, seu significado está relacionado geralmente à beleza feminina e sexualidade. Aliado ao significado das cores, as orquídeas também podem ser relacionadas ao amor, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força e luxo. Flor da orquídea da cor rosa ou mesmo lilás está relacionada a sedução; já na […]

Read the full article →