Phalaenopsis Como Cuidar

Como Cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Phalaenopsis como cuidar dessa linda flor sem antes conhece-la? Difícil, não é mesmo? Portanto, antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre esta orquídea.

Se você observar atentamente para flor da orquídea phalaenopsis perceberá que seu formato lembra uma mariposa. Mariposa, em grego, é “phalaina”; “ópsis”, visão. Relacionado esses fatores, a flor recebeu o nome pelo qual a conhecemos até hoje: phalaenopsis. Essa flor também é conhecida por orquídea borboleta.

As phalaenopsis são originárias do continente asiático, das suas florestas tropicais, onde elas podiam agarra-se nas árvores com suas raízes a fim de se proteger da luz solar direta e aproveitar melhor a umidade do local. Neste gênero de orquídeas, já são conhecidas aproximadamente 50 espécies, sendo elas em grande parte epífitas.

A planta da orquídea phalaenopsis é caracterizada por apresentar um caule muito pequeno, do qual cresce uma haste que dará a floração; folhas grandes e suculentas; raízes longas, grossas e flexíveis.

Phalaenopsis Como Cuidar dessa Orquídea

Como Cuidar de Orquídea Phalaenopsis

A melhor maneira de cultivar uma orquídea é sempre fazendo com que o ambiente em que ela se encontre seja o mais parecido possível com seu habitat natural. A partir do vimos logo acima já podemos entender que a orquídea phalaenopsis gosta de ambientes com temperaturas elevadas, alto índice de umidade e não aprecia a luz solar direta.

Analisando item por item, vamos começar pela temperatura. Para o cultivo de orquídeas phalaenopsis, o ideal são temperaturas entre 28ºC e 35ºC durante o dia e entre 20ºC e 24ºC à noite. Já com relação à umidade, é importante que o ambiente tenha entre 50% e 70% de umidade. No que tange a luz solar, o filtro é essencial. Essa orquídea não gosta da luz solar direta, portanto é importante filtrá-la para que o nível de luminosidade fique entre 40% e 80%.

Outros cuidados essenciais no cultivo de orquídeas phalaenopsis são em relação ao substrato, regas e adubação. No mundo das orquídeas, os substratos devem sempre proporcionar a drenagem. No caso de phalaenopsis, boas opções para compor o substrato são casca de pinus, palaha de fibra de coco, brita e semente de açaí.

O substrato não pode ficar seco, portanto atente-se às regas que são mais frequentes se compradas a outras espécies de orquídeas. Regue sua phalaenopsis uma vez por dia, preferencialmente no início da manhã ou no fim da tarde. Nestes momentos do dia, os estômatos (que ficam na parte inferior das folhas) estão abertos, então acabam absorvendo melhor a umidade.

A adubação das orquídeas phalaenopsis deve ser regular. Para o período de manutenção e crescimento, uma boa opção são os adubos NPK na proporção 10-10-10 ou 20-20-20. Adubos orgânicos são sempre uma excelente alternativa, já que são compostos naturais. Se for utilizar este tipo de adubo, a mistura de torta de mamona, farinha de osso e cinzas de madeiras são ideais para as orquídeas phalaenopsis.

Phalaenopsis Como Cuidar na Floração

Como Cuidar de Orquídea Phalaenopsis

O período de floração é sempre o mais esperado, ocorre usualmente na primavera e no verão. Suas flores duram entre 3 e 4 meses.

Nesta época, evite a adubação das orquídeas. Utilize apenas fertilizantes específicos para o período de floração, borrifando um pouco apenas, uma vez ao mês.

Também evite o replantio da orquídea, podas, fazer mudas. Na época de floração, o ideal é deixar a planta apenas florindo mesmo. Deixe as demais atividades a serem realizadas em outros períodos, como período de dormência.

As flores da orquídea phalaenopsis são relativamente grandes, são muito viçosas e podem apresentar as mais variadas cores, como branca, amarela, laranja, rosa, lilás, entre outras. Sem contar as orquídeas que passam por manipulação na cor, como é o caso da orquídea azul. Deseja saber mais sobre elas? Preparamos dicas especiais sobre o cultivo de orquídeas. Para receber nossas dicas gratuitas, nos informe seu e-mail logo abaixo:

Cymbidium Como Cuidar

Cymbidium Como Cuidar

Cymbidium Como Cuidar dessa orquídea é mais fácil do você imagina. Em geral, as cymbidium são orquídeas fáceis de serem cultivadas, são fortes e resistentes, capazes de sobreviver a pequenas negligências de seu cultivador. Contudo, se cuidar muito bem dela, você irá ver que trará cachos florais ainda mais lindos.

A orquídea cymbidium é originária da Ásia, mas é também facilmente encontrada em outros países tais quais a África e Austrália. Pelas características locais, essa é uma orquídea que vive muito bem em ambientes de clima ameno para frio.

Outra característica dessa orquídea é que ela é umas das poucas espécies terrestres do tipo epífita que pode ser cultivada em vasos. Se for colocar sua orquídea assim, lembre-se que no fundo do vaso deve haver uma camada de dreno feita com isopor ou argila expandida ou mesmo brita. Evite colocar aqueles pratinhos abaixo do vaso. As orquídeas cymbidium em vasos são bastante usadas como decoração dentro das casas e apartamentos, bem como em varandas.

As cymbidium possuem orquídeas que possuem pseudobulbos e logo abaixo deles já estão as raízes que são carnudas e podem aparecer ramificadas e cobertas por um velame esbranquiçado. As folhas da cymbidium são longas e finas são bastante resistentes e crescem a partir da base do solo do pseudobulbo. Seu comprimento pode chegar a um metro.

Cymbidium Como Cuidar das suas Flores

As flores da orquídea cymbidium brotam em cachos e sua durabilidade é grande, são de 5 a 15 flores por pseudobulbo. As flores são de diversas cores, tais como rosa, amarela, branca, verde, entre outras. As flores desabrocham na primavera-verão, entre setembro e janeiro, e duram em torno de 6 semanas.

Cymbidium Como Cuidar

Suas flores preferem climas mais amenos ou frios, entre 15ºC e 18ºC. É essencial bastante umidade e boa circulação de ar. Em relação à temperatura é necessária mais atenção no período de maturação dos botões e floração durante à noite. Nestes casos, o ideal é que a temperatura durante a noite fique em torno de 10

ºC a 12ºC. Se você reside em um local onde a temperatura é mais alta à noite, sugere-se borrifar água gelada no início da noite e também colocar algumas pedras de gelo na borda do vaso.

Como essa orquídea precisa de boa circulação de ar, uma boa alternativa é deixar o vaso ao ar livre quando possível. Porém, cuidado com as altas temperaturas no verão e também com a posição onde for colocar o vaso da flor. Essa orquídea não deve receber luz solar direta, mas é essencial que receba luz indireta por bastante tempo.

Em relação à água, esta orquídea precisará de regas regulares, o substrato dela não deve completamente seco. Cerca de 50% de umidade no substrato é o suficiente. No verão, recomenda-se que além das regas regulares, nos intervalos, borrife as folhas apenas da planta.

A fertilização para a cymbidium é importante para seu melhor desenvolvimento e floração. No período de crescimento da planta, sugere-se que utilize fertilizante NPK 30-10-10; no período de floração, 10-30-20; já nos demais períodos, recomenda-se um fertilizante de manutenção na proporção 20-20-20. Lembrando que você deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à aplicação de fertilizantes químicos. Em alternativa, você poderá utilizar adubos orgânicos na cymbidium também.

Se desejar, é possível fazer mudas a partir da orquídea cymbidium facilmente, por meio da divisão de touceiras (também conhecido por divisão de rizomas): realize a divisão pelas raízes, cortando abaixo do pseudobulbo. Lembre-se que cada muda deve ficar com 2 ou 3 pseudobulbos, no mínimo. Neste processo utilize sempre ferramentas esterilizadas. Tenha muito cuidado no manuseio da planta para evitar danificar as raízes.

As orquídeas podem ser ótimas companheiras além de alegrarem o ambiente em que se encontram. Por isso, elas merecem todo o carinho e atenção em seu cultivo. Para saber mais dicas sobre orquídea cymbidium como cuidar, acesse o cursinho gratuito que disponibilizamos. Para isso, informe seu e-mail no formulário abaixo:

Como Fazer Muda de Orquídea

agosto 18, 2019

Como Fazer Muda de Orquídea Como fazer muda de orquídea é uma dúvida bastante comum entre os cultivadores de orquídeas. Saber fazer muda de orquídea é importante para a própria planta, de forma que ela não fique sobrecarregada, além de ser muito importante para empresas e orquidários de grande porte, em função de aumentar sua […]

Read the full article →

Adubo para Orquídeas

agosto 16, 2019

Adubo para Orquídeas Adubo para orquídeas é sempre motivo de muitas dúvidas aos cultivadores principiantes, afinal, existem diversos tipos e marcas de adubos disponíveis no mercado. As orquídeas precisam receber os nutrientes necessários para se manterem saudáveis, assim como nós seres humanos. Os elementos essenciais para o ciclo de vida das orquídeas são 17: carbono […]

Read the full article →

Orquídea Bailarina

agosto 14, 2019

Orquídea Bailarina Orquídea bailarina é de uma espécie muita rara e exótica. Ao olhar para a flor dessa orquídea, você tem a nítida impressão de ver uma moça vestida como bailarina e os braços levantados, cujas as mãos estão prestes a se tocar acima da cabeça. Até mesmo as cores desta orquídea lembram uma bailarina: […]

Read the full article →

Flor Orquídea

agosto 12, 2019

Flor Orquídea A flor orquídea é realmente encantadora aos olhos, seu significado está relacionado geralmente à beleza feminina e sexualidade. Aliado ao significado das cores, as orquídeas também podem ser relacionadas ao amor, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força e luxo. Flor da orquídea da cor rosa ou mesmo lilás está relacionada a sedução; já na […]

Read the full article →

Flores de Jardim

agosto 10, 2019

Flores de Jardim Flores de jardim são muitos procuradas para decoração tanto de jardins, como de também de fachadas de prédios, entradas de casas. Em meio às opções de flores de jardim, uma delas é especial: a orquídea. Dentre as diversas espécies e cores, as orquídeas ressaltam a beleza dos jardins nos quais estiverem, combinam […]

Read the full article →

Exposição de Orquídeas

agosto 8, 2019

Exposição de Orquídeas Exposição de orquídeas é um dos lugares favoritos de qualquer amante de orquídeas. As orquídeas já chamam a atenção quando sozinhas, agora imagine um lugar repleto de delas? As exposições de orquídeas reúnem frequentemente os cultivadores das lindas orquídeas que levam seus exemplares para participação em prêmios e também para a comercialização […]

Read the full article →

Orquídeas e os Seus Benefícios

agosto 6, 2019

Orquídeas e os Seus Benefícios Assim como qualquer outra planta, as orquídeas possuem cuidados que são essenciais para sua sobrevivência, como: luz, ventilação e adubação, que variam de acordo com a espécie. Quando bem cuidadas, as orquídeas não rendem apenas flores com as mais diversas cores e perfumes, mas também são potencializados todos os benefícios […]

Read the full article →

Horóscopo das Flores

agosto 4, 2019

Horóscopo das Flores Muito mais que um belo enfeite para a casa ou uma linda forma de presentear alguém, as flores possuem características próprias e transmitem mensagens através de suas cores e tipos. Você já ouviu falar do horóscopo das flores? Continue a leitura deste artigo para entender melhor e descobrir a ligação e benefícios […]

Read the full article →