Como cuidar de orquídeas em apartamento

 

Como cuidar de orquídeas em apartamento

Como cuidar de orquídeas em apartamento causa muita insegurança aos cultivadores iniciantes, justamente por acharem que é necessário possuir um ambiente externo, com um jardim, para ter sucesso na criação destas lindas flores.

Porém, isso é um grande equívoco, pois é possível sim cultivar orquídeas em apartamento. Inclusive existem algumas espécies que se adaptam muito bem a esse tipo de ambiente.

A quantidade de gêneros e espécies de orquídeas que existem é enorme. São diversas cores, tamanhos e aromas, com orquídeas que se adaptam aos mais diversos ambientes. Porém é necessário ter alguns cuidados para que o cultivo de sua orquídea em apartamento seja um sucesso.

Como cuidar de orquídeas em apartamento – dicas especiais

 

Como cuidar de orquídeas em apartamento

Cuidar de orquídeas em apartamento nos faz pensar em um fator que a maioria das pessoas acabam esquecendo que é a altitude do andar em que moram. Quanto mais alto for, mais atenção você deverá ter com sua orquídea, pois a intensidade do vento aumenta, assim como a intensidade da luz solar.

Procure sempre manter a orquídea em algum lugar que possua proteção dos ventos fortes, porém que não a abafe completamente. Uma boa ideia é controlar o vento abrindo e fechando a janela durante o dia, se possível, controlar também o quanto aberta a janela está.

Você também deverá ficar atento à iluminação e de preferência conhecer bem em qual direção se encontra cada cômodo, para assim saber onde é mais ensolarado. As janelas na direção norte tendem a ser as mais ensolaradas, pois recebem raios solares tanto de manhã quanto de tarde e em qualquer estação do ano. Lembrando que se você manter sua orquídea mais afastada da janela, faz com que a luminosidade acabe decaindo também. Contudo, deixar as orquídeas muito próximas às janelas no inverno é prejudicial às orquídeas devido ao frio intenso das madrugadas.

Como cuidar de orquídeas em apartamento

Então encontre um local em seu apartamento onde haja equilíbrio e não se preocupe se for necessário trocar a posição do vaso de orquídea em função da luminosidade e temperatura, é normal realizar essa troca de local dependendo da região onde você mora e da estação do ano. Lembramos de não deixar sua orquídea receber luz em excesso e também que não sinta falta de luminosidade. Os extremos são sempre prejudiciais a saúde da orquídea.

Procure limpar as folhas de sua flor periodicamente, pois com o vento, muitas vezes vem bastante poeira e poluição, e isso por dificultar o processo de fotossíntese de sua planta.

Mais uma dica: cuidar de orquídeas em apartamentos significa, na maioria das vezes, cultivar a orquídea em vaso. Lembre-se que as orquídeas não se fixam na terra, mas sim em substratos de fácil drenagem da água, como musgo esfagno e casca de pinus por exemplo.

Com essas dicas, você já vai ser capaz de cuidar de orquídeas em apartamento. Porém isso não é tudo, é necessário saber quais as necessidades específicas da espécie de sua orquídea. Para lhe ajudar, elaboramos um passo a passo sobre como cuidar de orquídeas. O cursinho é totalmente gratuito. Para participar, basta que informe o seu e-mail no formulário abaixo e ainda hoje lhe enviaremos a primeira aula do cursinho gratuito.

Como Cuidar Orquídeas Fora de Casa

 

Como Cuidar Orquídeas Fora de Casa

Como cuidar de orquídeas fora de casa pode gerar bastante dúvidas nos cuidados a serem tomado as orquídeas que ficam na sacada ou no jardim de casa. Neste artigo, vamos tratar com mais atenção a esses cuidados.

As orquídeas são conhecidas pela sua diversidade, sendo uma das maiores famílias de plantas que existe no mundo. Existem em vários tamanhos, formatos e cores. Justamente por serem tão encantadoras e especiais que muitas pessoas escolhem ela para embelezar seus jardins.

Porém, é preciso ficar atento à certos cuidados que são essenciais para o bom desenvolvimento da flor, afinal de contas ninguém quer possuir um jardim sem vida, com flores doentes e malnutridas.

Como Cuidar de Orquídeas Fora de Casa – os cuidados iniciais

Como Cuidar Orquídeas Fora de Casa

Para saber como cuidar de orquídeas fora de casa, você precisa analisar bem todo o ambiente que o seu jardim ou a sacada de sua casa dispõe para receber a orquídea, cuidando para não escolher um lugar que bata a luz do sol diretamente e que também não pegue muito vento. Pois essas circunstâncias podem vir a machucar a sua planta. Também fiquei atento ao clima de sua região, pois isso pode fazer com que varie os cuidados tomados com a orquídea.

Vale ressaltar que é de extrema importância você conhecer bem com qual gênero de orquídea você está lidando. Cada gênero possui necessidades específicas, que se não forem bem atendidas farão com que sua orquídea não consiga sobreviver.

Caso você for um iniciante na arte de criar orquídeas, o mais indicado é que comece com um gênero que seja mais simples de cuidar, como a orquídea phalaenopsis por exemplo. Após adquirir mais prática pode ir acrescentando mais gêneros ao seu jardim, o deixando com uma miscelânea de cores, formatos e tamanhos.

Se desejar conhecer mais cuidados com cada gênero de orquídeas, comece participando do cursinho gratuito do Prof. Alberto Schuman, um amante de orquídeas, com vasta experiência no cultivo dessas lindas flores que deseja compartilhar seu conhecimento com você. Para participar do cursinho, basta se inscrever no formulário abaixo:

Como Cuidar de Orquídeas Fora de Casa – os cuidados específicos

Como Cuidar Orquídeas Fora de Casa

Como cuidar de orquídeas fora de casa também requer que você tenha muita atenção com as regas também, pois se regar a sua orquídea em excesso pode acabar fazendo com que as raízes apodreçam e também não deixar ela se desidratar pela falta de água, o ideal é achar o equilíbrio, claro que dependendo da necessidade da sua planta.

Para as orquídeas ficarem mais bonitas e radiantes no jardim, o mais indicado é plantá-las em vasos, e não diretamente no solo. Claro que existem sim algumas que se dão muito bem diretamente no solo, como é o caso da orquídea bambu. Mas num geral, utilizar um vaso de barro com furos nas laterais para sua orquídea já ajuda em seu desenvolvimento, claro que ajuda se utilizar o substrato adequado, que contenha todos os nutrientes necessários para que sua orquídea fique saudável e bonita.

Essas são apenas algumas dicas de como cuidar de orquídeas fora de casa. Para mais informações sobre orquídeas, como identificá-las e dicas de plantio, se inscreva no formulário abaixo, que vai te levar a um passo a passo gratuito feito por um orquidófilo com anos de experiência e que deseja compartilhar todo o seu conhecimento com você. Inscreva-se!

Como Cuidar Orquídeas Dentro de Casa

julho 19, 2019

Como Cuidar Orquídeas Dentro de Casa   Como cuidar orquídeas dentro de casa pode parecer um grande desafio. Para alguns, até impossível. Mas não é bem assim que funciona. As orquídeas são flores que precisam de bastante dedicação, se receberem isso elas são capazes de florescer em qualquer local. Claro que escolhendo a espécie correta […]

Read the full article →

Como plantar orquídeas em árvores

julho 17, 2019

Como plantar orquídeas em árvores   Como plantar orquídeas em árvores será o assunto do nosso artigo de hoje. Ao invés de ver as lindas orquídeas somente nos vasos como enfeite, você também pode apreciar a beleza delas em uma árvore da maneira mais natural. Orquídeas são divididas em rupícolas, terrestres e epífitas. As rupícolas, […]

Read the full article →

Como Replantar Orquídeas

julho 15, 2019

Como Replantar Orquídeas   Como replantar orquídeas é a dúvida de muitos cultivadores. Não é novidade que as orquídeas são muito conhecidas por suas lindas flores, que podem se das mais diversas formas, cores e tamanhos. Porém para que suas flores fiquem sempre lindas e saudáveis, é preciso cuidar delas corretamente. E uma das partes […]

Read the full article →

Orquídea Pingo de Ouro

julho 13, 2019

Orquídea Pingo de Ouro   Orquídea pingo de ouro ou também chamada de orquídea chuva de ouro faz parte do gênero oncidium, um grande grupo da família das orquídeas. As oncidiuns são orquídeas que podem ser encontradas em diversas cores: amarela, branca, rosa, marrom, laranja.  A oncidium variconsum amarela é a mais conhecida como orquídea […]

Read the full article →

Orquídea Sapatinho

julho 11, 2019

Orquídea Sapatinho   Orquídea sapatinho, também conhecida por algumas pessoas como queixuda, tem uma grande peculiaridade no seu formato. O seu labelo tem formato de queixo, ou sapato de bailarina, por isso seus famosos apelidos. A orquídea sapatinho pertence ao gênero de orquídeas paphiopedilum que possuem origem asiática e também há variedades de orquídea sapatinho […]

Read the full article →

Óleo de Neem

julho 9, 2019

Óleo de Neem   Óleo de neem ou óleo de nim, como também é conhecido, é um óleo provindo da planta de Neem (ou nim) que é originária da Índia. Devido às suas propriedades, a planta de neem é muito utilizada em terapias, na medicina e ainda na agropecuária. Acredita-se que ela pode curar mais […]

Read the full article →

Orquidea Arundina

julho 5, 2019

Orquidea Arundina     Orquidea arundina também é conhecida popularmente por orquídea bambu, devido aos seus caules finos e longos, semelhante ao bambu. Essa orquídea é proveniente da Ásia Tropical, uma área que abrange países tais quais índia, Nepal, Tailândia, Malásia, Cingapura, China Setentrional, Indonésias e Ilhas do Pacífico. A orquídea arundina é uma orquídea […]

Read the full article →

Orquídea Vermelha

julho 5, 2019

Orquídea vermelha   Orquídea vermelha tem como principal diferencial a cor vermelha que é rara na família das orquídeas. Por isso, poucas espécies dessa cor ocorrem espontaneamente na natureza, geralmente são híbridos. As orquídeas vermelhas podem crescer tanto em muros, paredes ou rochas (se comportando como rupícolas) ou mesmo em árvores (como epífitas). Uma curiosidade […]

Read the full article →