Orquídea Olho de Boneca Dendrobium Nobile

Orquídeas olhos de boneca são únicas, que deixam qualquer ambiente mais bonito e encantam a todos com a quantidade de flores que abrem ao mesmo tempo.

Algumas orquídeas são muito simples de serem cultivadas, e se adaptam facilmente fora de seu habitat natural, como é o caso da Dendrobium Nobile, mais conhecida como orquídea olho de boneca!

Orquídea olhos de boneca: características

Essa orquídea é originária do continente Asiático, encontrada principalmente na China e Himalaia. Ela se adapta a diferentes altitudes, que vão de vinte a vinte mil metros acima do nível do mar.

Por conta da sua coloração variada e exuberante, a orquídea olho de boneca é muito usada no paisagismo, podendo ser mantida tanto dentro como fora de casa.

Orquídea Olho de Boneca Dendrobium Nobile

A olho de boneca gosta de bastante luz solar, mas não de calor em excesso. Prefere ambientes mais arejados e úmidos, por isso, o ideal é deixá-la em uma janela ou varanda, para que ela receba luminosidade e ventilação adequadas.

E apesar de gostarem de um clima mais úmido e frio, essa espécie normalmente floresce entre a primavera e o verão quando as temperaturas aumentam, podendo dar até cem flores durante esse período!

Para que a olho de boneca dê muitas flores, é essencial regá-la ao menos duas vezes por semana e proporcionar um adubo que dê a ela os nutrientes necessários para sua floração, como farinha de osso ou torta de mamona, que podem ser encontrados em lojas de produtos agrícolas.

Se desejar saber mais informações sobre como cuidar de orquídeas, participe de nosso cursinho gratuito. Para receber as aulas, basta que nos informe o seu e-mail no formulário a seguir:

Orquídea olhos de boneca: como plantar o keike

No período do outono e inverno, algumas espécies de orquídeas precisam de um período de seca, como é o caso da dendrobium nobile. Esse processo é chamado de estresse hídrico e a planta interpreta que está na hora de florir. Porém, se a orquídea continuar sendo regada normalmente, ela acaba produzindo os keikes, que são pequenas mudas da planta.

Orquídea Olho de Boneca Dendrobium Nobile

Quando os keikes gerarem algumas raízes, será o momento de separá-los da planta adulta. Em seguida, os keikes devem ser plantados em vasos pequenos com substrato feito de cascas de árvore, carvão vegetal ou fibras de coco. Ao plantar, é preciso ter o cuidado de que as raízes não fiquem completamente cobertas pelo substrato. Contudo, como as raízes são ainda pequenas, o keike tende a cair. Para firmá-lo no vaso, coloque um palito de madeira que vá até o fundo do vaso e prenda-o à planta. Você poderá usar um barbante para isso, mas lembre-se que não amarrar muito forte o palito e a planta, afinal, o palito servirá apenas como um apoio para o keike enquanto as raízes estiverem crescendo e se firmando no substrato.

Feito isso, é aconselhável colocar um pouco de torta de mamona nas bordas do vaso. Nunca coloque a torta de mamona encostada nas raízes, pois isso pode causar a queimadura delas. Regue normalmente a planta para que ela cresça e desenvolva as raízes. Borrife um pouco água sob a torta de mamona. Conforme o tempo passar, as raízes vão crescer e chegar até a torta de mamona, a qual já estará em estado de composição. Dessa forma, a torta de mamona vai nutrir a planta ao invés de queimar as raízes.

As orquídeas olho de boneca são ideais tanto para iniciantes, quanto para botânicos experientes. Pois além de não serem tão exigentes, elas dão lindas flores, que se bem cuidadas viverão por longos anos.

Apesar da orquídea olho de boneca ter um cultivo simples, ao proporcionar a ela os melhores cuidados, ela retribuirá com muita beleza.

Para que as suas orquídeas também sejam sempre belas e saudáveis, confira o guia passo a passo gratuito que preparamos para você. Neste material, você vai encontrar dicas essenciais para cultivar qualquer orquídea em sua casa. Para receber as dicas, informe no formulário abaixo o e-mail onde deseja receber:

Orquídea Sapatinho ou Orquídea Queixuda

Cada orquídea sapatinho tem uma beleza única que deixa qualquer ambiente mais encantador. O seu formato bastante diferenciado das demais orquídeas e as cores em tons rosados e terrosos mesclados com a cor branca, dão um toque delicado ao jardim ou ao ambiente interno que estejam decorando.

A primeira curiosidade em relação à orquídea sapatinho é que ela também é chamada como orquídea queixuda por alguns cultivadores. Qual desses nomes é o correto?

Na verdade, os dois nomes são corretos. Essa orquídea recebe estes dois apelidos por conta do formato do seu labelo, que dependendo do ponto de vista pode remeter a um pequeno sapatinho ou ao formato de um queixo. Ela pode pertencer a dois gêneros diferentes, Paphiopedilum ou Phragmipedium, sendo mais encontradas em regiões montanhosas da Ásia e América do Sul.

Orquídea Sapatinho ou Queixuda no Brasil

No Brasil, a orquídea queixuda mais comum é a Paphiopedilum Leeanum, que pode ser plantada tanto dentro, como fora de casa. Ela possui geralmente tons de branco e marrom e a sua haste pode chegar a quinze centímetros de comprimento.

Orquídea Sapatinho ou Orquídea Queixuda

A orquídea sapatinho tem crescimento monopodial floresce uma vez por ano e suas flores pode durar até trinta dias se bem cuidada! Alguns cuidados básicos serão determinantes para ela manter suas flores por mais tempo: utilize um substrato macio, de musgo e areia para facilitar a absorção da água e coloque sua orquídea em um local onde haja um sombrite, para impedir luz solar direta.

Também é muito importante adubar a orquídea sapatinho a cada dois meses com adubo orgânico, proporcionando a ela os nutrientes necessários.

Sua rega deve ser mais frequente do que outras espécies de orquídeas, porém, a água não pode ficar de jeito nenhum acumulada em seu substrato. Antes de regar a sua orquídea, coloque o dedo ou um lápis dentro do substrato e verifique se está ainda úmido ou seco. Como esse gênero é originário de locais mais úmidos, tendem a gostar mais de água, mas lembre-se que o exagero pode contribuir para o surgimento de fungos e bactérias na plantinha ou mesmo do apodrecimento das raízes, o que pode causar a morte da sua orquídea!

Para saber mais cuidados necessário com as orquídeas cultivadas em casa e apartamentos, participe do cursinho gratuito que preparamos para você. São 10 aulas de puro conhecimento e para recebe-las, basta que informe seu e-mail no formulário a seguir:

Orquídea Sapatinho ou Queixuda é carnívora?

Orquídea Sapatinho ou Orquídea Queixuda

Uma outra característica da orquídea sapatinho, é que ela possui uma armadilha natural para insetos. As cores exuberantes dessa orquídea atraem os insetos, que ao pousarem na flor, acabam caindo no fundo de seu labelo e ficam presos.

Esses insetos se vêm obrigados a passar por uma abertura bem pequena para sair da armadilha e acabam com os polínios da flor grudados em seu corpo. Depois disso, o inseto poliniza outras flores ao pousar nelas.

Em função deste processo, muitas pessoas confundem a orquídea sapatinho como uma flor carnívora. Mas como você pôde perceber, ela não se fecha e nem mata o inseto quando ele entra no labelo da orquídea. A armadilha é na verdade apenas uma forma de atrair os insetos para, de certa forma, forçar a polinização da orquídea queixuda.

A orquídea sapatinho é uma flor de personalidade única, com um formato peculiar, que se tratada com bastante carinho e atenção, retribuirá com muita beleza!

Se você se interessou pelo cultivo de orquídeas, e quer saber mais sobre como cuidar dessas plantinhas, não deixe de conferir o cursinho gratuito que preparamos para você. Nele você vai encontrar dicas muito especiais para cultivar qualquer orquídea na sua casa. Para você receber o cursinho gratuito, informe seu e-mail no formulário abaixo:

Orquídea Negra: é mais protegida do sol?

dezembro 9, 2019

A orquídea negra realmente chama a atenção dos botânicos e cultivadores ao redor do mundo por sua coloração escura, que faz dela uma orquídea rara. As orquídeas raras são aquelas mais difíceis de serem encontradas na natureza e, em alguns casos, exigem cuidados redobrados em seu cultivo! Mas esse não é o caso da Maxillaria […]

Read the full article →

Orquídea Bambu: Como Fazer Mudas?

dezembro 6, 2019

As orquídeas bambu são flores de personalidade única, que alegram qualquer ambiente, além de deixa-lo mais bonito e elegante, especialmente para dar aquele toque a mais em jardins. A Orquídea Bambu também conhecida como arundina graminifolia, é popularmente chamada assim por conta da semelhança de seu caule com um bambu. Essa orquídea, em particular, é […]

Read the full article →

Orquídea azul: pode perder a cor na chuva?

dezembro 3, 2019

A orquídea azul, também conhecida como blue mystic é está entre a variedade de orquídeas que mais se destacam aos olhos de botânicos e cultivadores profissionais. As orquídeas azuis são flores encantadoras, que deixam qualquer ambiente belo e elegante. Essa orquídea levanta discussões por toda parte, seja por conta da sua linda cor azul, ou […]

Read the full article →

Orquídeas Raras: Orquídea Pato Voador

novembro 30, 2019

Orquídeas raras formam um grupo especial em meio às flores que esbanjam muita beleza. O cultivo das orquídeas, de forma geral, tem aumentado cada vez mais ao longo dos anos no Brasil. Entre as milhares de espécies que existem, é até difícil dizer qual a mais encantadora! Essas plantinhas tão especiais são caracterizadas por serem […]

Read the full article →

Cuidar de Orquídeas Onde Neva

novembro 27, 2019

Cuidar de orquídeas onde neva é uma grande preocupação que os cultivadores têm. As orquídeas são flores bastante sensíveis que preferem temperaturas mais amenas, porém elas também sofrem com o frio muito intenso, umidade do ar altíssima e até a presença de neve! Apesar dessas condições não serem nada favoráveis para se cultivar orquídeas, existem […]

Read the full article →

Orquídea Sapatinho Como Cuidar?

setembro 19, 2019

Orquídea Sapatinho Como Cuidar? Orquídea sapatinho como cuidar dela é relativamente fácil quando comparada a outras espécies de orquídeas. Primeiro de tudo, vamos conhecer um pouco mais as características da orquídea sapatinho para, então, podermos falar sobre os cuidados necessários de forma mais específica. A orquídea sapatinho não tem esse nome à toa. Seu formato […]

Read the full article →

Cultivar Orquídeas no Nordeste

setembro 17, 2019

Cultivar Orquídeas no Nordeste Cultivar orquídeas no Nordeste é uma prática que demanda muita atenção e carinho por parte de seus cuidadores, mas para que sua orquídea floresça e viva por muitos anos, há alguns cuidados especiais que devem ser tomados quanto ao cultivo na região do Nordeste. Como o Nordeste é uma região que […]

Read the full article →

Orquidea Cattleya Como Cuidar

agosto 26, 2019

Orquidea Cattleya Como Cuidar Orquidea Cattleya como cuidar dela é bem simples, está é uma orquídea que se adapta facilmente a diversas condições que possam apresentar o ambiente. A Cattleya é uma orquídea epítifita, ou seja, se fixa em tronco de árvores. Suas flores duram entre 10 e 30 dias em média e você poderá […]

Read the full article →