Cuidar de Orquídeas Onde Neva

Como Cuidar de Orquideas Onde Neva

Cuidar de orquídeas onde neva é uma grande preocupação que os cultivadores têm. As orquídeas são flores bastante sensíveis que preferem temperaturas mais amenas, porém elas também sofrem com o frio muito intenso, umidade do ar altíssima e até a presença de neve!

Apesar dessas condições não serem nada favoráveis para se cultivar orquídeas, existem alguns métodos que você pode utilizar para manter sua companheira saudável durante esse período!

Cuidar de Orquídeas Onde Neva: Temperatura

Primeiramente, é importante saber que a maioria das espécies de orquídeas pertencem ao clima tropical, com temperaturas em torno de 15 a 30 graus e se desenvolvem em troncos de árvores (chamadas de epífitas), que fazem com que elas não sejam expostas diretamente ao vento, ao sol e nem a muita umidade por conta de sua proteção natural.

Como Cuidar de Orquideas Onde Neva

Quando uma orquídea é exposta a temperaturas muito baixas, pode ocorrer um fenômeno chamado de geada negra, que congela a água no interior da planta, expandindo suas células e causando queimaduras em suas folhas. Uma forma de cultivar orquídeas durante o inverno, é escolher uma espécie que se adapte ao clima frio e úmido, típica de regiões como Sul e Sudeste.

Um exemplo de espécie que se adapta facilmente ao inverno rigoroso dessas regiões é a Laelia Purpurata, que gosta de ambientes com uma umidade do ar mais elevada e suporta grandes variações de temperatura. Outra saída também é manter a sua orquídea dentro de casa, principalmente à noite, onde as temperaturas tendem a cair.

Cuidar de Orquídeas Onde Neva: Rega

Com o declínio de temperatura, as orquídeas tendem a perder bem menos água através da transpiração, e a evaporação da água presente no substrato também diminui. Por isso, um fator muito importante para manter a sua orquídea saudável no inverno é reduzir a rega da sua plantinha, de modo que a água não fique acumulada em suas folhas. Caso contrário, será suscetível a proliferação de fungos e bactérias.

O horário ideal para regar suas orquídeas é no começo da manhã, entre 7 e 8                  horas. Molhá-las neste horário contribuirá para que elas transpirem ao longo do dia e não estejam tão encharcadas a noite, evitando o congelamento da água em suas folhas. Você pode conferir se a sua orquídea precisa ser regada novamente colocando o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato, se sair úmido não é necessário regar!

Cuidar de Orquídeas Onde Neva: Umidade

Como Cuidar de Orquideas Onde Neva

Por falar em umidade, como no inverno as temperaturas são mais baixas e a umidade mais elevada, é natural que as folhas e o substrato da orquídea demorem para secar, afinal, não haverá calor suficiente para que a água evapore.                                          

Essas plantinhas se desenvolvem geralmente em ambientes com a umidade do ar entre 50 e 70%. Porém, se os níveis atingirem 90% pode ser muito prejudicial a elas! Por isso, o uso de um desumidificador de ar é muito importante, pois controla a umidade do ambiente, previne a proliferação de fungos e bactérias, e controla o florescimento das mudas.

Cuidar de Orquídeas Onde Neva: Luminosidade

No inverno, muitos iniciantes no cultivo de orquídeas acabam colocando suas plantinhas expostas diretamente ao sol por acharem que nessa época do ano os raios solares são mais fracos do que nas outras estações, o que não é verdade.

Mesmo com temperaturas baixíssimas e até geadas, é um erro achar que no inverno o sol não causa queimaduras! Lembre-se que a exposição direta ao sol contribui para o aparecimento de manchas nas folhas da sua orquídea e a proliferação de fungos e bactérias!

Procure deixá-la tomando sol nas primeiras horas do dia, ou no final da tarde, onde os raios solares não são tão intensos. Se a sua orquídea estiver em um ambiente aberto, procure utilizar sombrites ou colocá-la no meio de outras plantas maiores, para que a exposição ao sol não seja direta!

De qualquer modo, no inverno é necessário ter um cultivo personalizado para cada tipo de orquídea. Entendendo suas necessidades e observando o seu desenvolvimento, você sem dúvidas irá proporcionar a sua fiel companheira o melhor ambiente para ela florescer com muita beleza!

Para reconhecer as necessidades da sua plantinha e tratá-la corretamente em cada época do ano, criamos material gratuito e detalhado para que sua plantinha receba os melhores cuidados. Para você receber esse material, basta informar seu e-mail de contato no formulário logo abaixo:

Previous post:

Next post: