Flor Orquídea

Flor Orquídea

Flor Orquídea

A flor orquídea é realmente encantadora aos olhos, seu significado está relacionado geralmente à beleza feminina e sexualidade. Aliado ao significado das cores, as orquídeas também podem ser relacionadas ao amor, luxúria, perfeição, pureza espiritual, força e luxo.

Flor da orquídea da cor rosa ou mesmo lilás está relacionada a sedução; já na cor branca é símbolo de amor puro, sendo esse o motivo de ser muito utilizada em buquês de noivas. Por ouro lado, a rara flor de orquídea negra significa poder e autoridade, também é relacionada à elite.

Flor orquídea perfeita

Flor Orquídea

A flor orquídea cresce na ponta da haste, como um pequeno botão que ao desabrochar revela flores lindíssimas.

A flor orquídea é formada por três sépalas e na parte exterior e três pétalas na parte interior. A flor orquídea perfeita é aquela cujo o conjunto de sépalas e o conjunto de pétalas formam dois triângulos equiláteros, podendo haver pequena variação de acordo com o gênero da orquídea em questão).

O formato da flor orquídea e sua cores chamam bastante a atenção dos agentes polinizadores que são atraídos para o centro da orquídea, onde conseguem capturar o pólen.

As orquídeas sapatinhos possuem um formato peculiar, têm o formato da ponta de uma sapatilha, parecendo um saquinho. Os agentes polinizadores são atraídos para o interior desse saquinho de forma que o formato da flor orquídea induz o agente a capturar o pólen mais facilmente no processo de polinização.

Flor orquídea como cuidar

Flor Orquídea

Para a flor orquídea desabroche lindamente, existem uma série de cuidados necessários com a planta de orquídea em toda as estações do ano, principalmente em relação à adubação.

As orquídeas possuem períodos de dormência, de crescimento e de floração. De forma geral, o período da dormência ocorre no inverno. Evite adubar a sua orquídea neste período e tenha atenção especial com a frequência das regas. No inverno, as plantas tendem a se manter úmidas por mais tempo, assim as regas podem ocorrer uma vez por semana, dependendo da espécie da orquídea.

A primavera é caracterizada pelo período de crescimento. De acordo com a espécie da orquídea, esse período começa no fim do inverno. O período de crescimento é aquele em que a planta está se preparando para dar flores. Para auxiliar sua orquídea neste processo, é importante adubá-la neste período, utilizando o adubo específico para crescimento, que pode ser encontrado em lojas agropecuárias e floriculturas.

A maioria das orquídeas floresce entre o fim da primavera e o verão. Neste período, coloque em sua orquídea o adubo específico para floração. Você também encontra esses adubos em floriculturas e agropecuárias. Sempre atente-se às indicações que constam na embalagem sobre o modo de aplicação desses adubos.

No fim da floração, quando a flor orquídea murchar e cair, é a hora de realizar a poda da orquídea, etapa muito importante que influencia na floração seguinte da sua planta. A poda das orquídeas deve-se realizada com cuidados e atenção. É preciso cortar os galhinhos que ficarem completamente secos. Corte sempre próximo do pseudobulbo ou próximo às raízes, se a sua orquídea não tiver pseudobulbo.

Esses são parte dos cuidados essenciais para a floração das orquídeas. Não podemos esquecer de outros fatores que influenciam neste processo, tais quais a luminosidade, umidade do ar e a temperatura. Para continuar lendo sobre esses tópicos, se inscreva em nosso cursinho gratuito sobre como cuidar de orquídeas. Para se inscrever é muito fácil, basta informar o seu e-mail de contato no formulário abaixo e lhe enviaremos as aulas do cursinho gratuito:

Previous post:

Next post: