Óleo de Neem

Óleo de Neem

 

óleo de neem

Óleo de neem ou óleo de nim, como também é conhecido, é um óleo provindo da planta de Neem (ou nim) que é originária da Índia. Devido às suas propriedades, a planta de neem é muito utilizada em terapias, na medicina e ainda na agropecuária. Acredita-se que ela pode curar mais de 40 doenças diferenças.

Para a elaboração dos produtos de tratamentos a base de óleo de neem são utilizadas a casca, frutos, sementes e folhas. No caso do uso para a agropecuária é utilizado o óleo de neem que é extraído dos frutos da árvore. Este óleo possui cor marrom e um gosto nada agradável. Aliando o gosto com as demais propriedades no óleo de neem, temos como resultado o uso desta para o tratamento de pragas e doenças de plantas, em especial, de orquídeas.

Óleo de Neem e seus usos

óleo de nim

Parte dos usos do óleo de neem são relacionados a produtos para tratamento e cuidados de pele e bucal. Podemos citar os seguintes produtos como exemplos: repelentes, sabonetes e até creme dental. Por exemplo, o sabonete de neem para cães. Na criação de animais, o neem é misturado à água ou a um alimento para evitar os surtos de ataques de carrapatos, mosca, etc.

Além disso, o óleo de neem é bastante utilizado para prevenção e tratamento de pragas e doenças em plantas floríferas e frutíferas e também no fortalecimento delas em seu crescimento. Por ser um óleo orgânico, ele é especialmente utilizado em cultivos de alimentos orgânicos. Os óleos de neem são uma das melhores opções disponíveis no mercado para os agricultores que possuem esse tipo de plantação.

Óleo de Neem para Orquídeas

óleo de nim

Como comentado no início do artigo, o óleo de neem é muito utilizado para tratamento de orquídeas atacadas por pragas ou doenças. Ele é muito eficaz no combate a mais de 200 tipos de bichos que tenham atacam as orquídeas, desde acabar com ovos deles, incluindo também seu o crescimento e até a reprodução destes.

Quando falamos em produtos para tratamento, é comum as pessoas se preocuparem com a toxicidade do mesmo. No caso do óleo de neem, você não precisa se preocupar. Este óleo é orgânico e não faz prejudica sob nenhum aspecto a saúde do ser humano e nem de quaisquer plantas.

Se você desejar utilizar o óleo de neem em suas orquídeas, você poderá encontrá-lo em lojas agropecuárias e floriculturas. Esses óleos são concentrados, por isso na hora de aplicar em sua orquídea, dilua-o com água e depois borrife por sua orquídea.

Lembrando que se você tiver mais de uma orquídea, o ideal é isolar a orquídea que entrará em tratamento para evitar que as demais se contaminem antes.

Se desejar saber mais informações sobre os usos e aplicações do óleo de neem para orquídeas, se inscreva em nosso cursinho sobre como cuidar de orquídeas. O cursinho é composto por 10 aulas e é gratuito. Para realizar o cursinho, basta informar o seu e-mail no formulário abaixo e lhe enviaremos hoje mesmo a primeira aula:

Previous post:

Next post: