Orquídea Artificial Faz o Mesmo Efeito da Orquídea Natural?

orquidea artificial ou natural

Orquídea artificial faz o mesmo efeito da orquídea natural? Para quem considerar a orquídea apenas como um objeto de decoração, pode ser que sim. Sabemos que as orquídeas são flores únicas e, que além de serem muito bonitas, deixam qualquer ambiente mais elegante.

As orquídeas são facilmente reconhecidas pela variedade de formatos, cores e mesmo pelo padrão de suas pétalas, que dão origem há diversas competições de cultivo de orquídeas naturais inclusive. Mas e se forem artificiais, será que causam o mesmo efeito? Nesse artigo, vamos mostrar os prós e contras de cada uma para que você decida qual a ideal para você.

Orquídea Artificial: benefícios

orquidea artificial ou natural

A procura pelas orquídeas artificiais tem aumentado cada vez mais e a escolha por adquiri-las é motivada por alguns fatores: a orquídea artificial é muito prática. Na correria do dia a dia, muitas vezes é difícil tirar um tempo para cuidar da planta verdadeira. Regar, adubar, podar são atividades que acabam ficando em segundo plano para muitas pessoas, em consequência disso a orquídea verdadeira morre rapidamente.

Ademais, existem pessoas que mesmo se dedicando às orquídeas sentem dificuldades no seu cultivo, por falta de conhecimento na maioria das vezes, acabam não dando o tratamento adequando àquela espécie de orquídea. Isso frustra o cultivador que ao fim acaba optando por uma orquídea artificial. Outro benefício encontrado nas orquídeas artificiais é a possibilidade de reproduzir facilmente as orquídeas raras e/ou em risco de extinção.

Além disso, a orquídea artificial não precisa de manuseio nem de tratamentos e você pode colocá-la em qualquer lugar da sua casa, sem se preocupar com condições climáticas que possam afetá-la.

Orquídea Artificial: desvantagens

orquidea artificial ou natural

Apesar de toda essa facilidade, as orquídeas sintéticas não proporcionam a mesma beleza que as orquídeas verdadeiras, sendo facilmente reconhecidas como artificiais por qualquer pessoa que as veja. Mesmo que existam diversos modelos de diferentes materiais no mercado, é nítida a diferença entre a flor artificial e a verdadeira.

As orquídeas naturais exalam um perfume único, facilmente percebido quando se entra em um ambiente onde há orquídeas naturais. Quando chega a época de sua floração é impossível não ficar ansioso! Além do mais, tarefas como regar e adubar uma orquídea são na verdade muito gratificantes e até mesmo terapêuticas, pois acompanhamos o seu desenvolvimento e nos sentimos felizes quando dão flores. Sendo um sinal de que estamos cuidando muito bem de nossa plantinha.

Sentimentos como este são únicos e não podem ser reproduzidos com uma flor artificial. Não é à toa que cultivar orquídeas é uma terapia recomendada para combater a depressão e também é considerada um hobby por muitas pessoas, especialmente para a terceira idade.

É importante ressaltar que existem diversas espécies de orquídeas que você pode cultivar. Pense que você terá que seguir uma rotina com a sua plantinha e que ela irá depender somente de você para crescer saudável e cheia de beleza. Elas se tornam uma motivação para seus cultivadores, afinal, nada é mais prazeroso do que ver as flores da orquídea se abrindo após toda a atenção e cuidado dispensados.

Sabendo disso, você deve optar pelo tipo de orquídea que mais lhe agrada, e caso escolha uma orquídea de verdade, lembre-se que ela não é apenas uma decoração, mas sim uma florzinha que acaba se tornando uma verdadeira companheira! Precisando de cuidados e atenção.

Se você for uma dessas pessoas que gostaria de cultivar uma orquídea natural, mas está com receio de não conseguir, pois sabe que cada espécie de orquídea conta com suas necessidades específicas, saiba que é possível encontrar uma orquídea natural ideal para você. É verdade que existem algumas orquídeas mais difíceis de cuidar, mas também existem aquelas de nível mais fácil, ideais para quem desejar iniciar no cultivo de orquídeas.

Se esse for seu interesse, nós preparamos um cursinho gratuito sobre cuidados essenciais com as orquídeas. Caso esteja pensando em adquirir uma orquídea ou recém adquiriu, este cursinho é ideal para você saber por onde começar no cultivo de orquídeas. Para receber as aulas do cursinho, é só informar o seu e-mail de contato logo abaixo:

Previous post:

Next post: