Orquidea Arundina

Orquidea Arundina

 

 

Orquidea arundina também é conhecida popularmente por orquídea bambu, devido aos seus caules finos e longos, semelhante ao bambu. Essa orquídea é proveniente da Ásia Tropical, uma área que abrange países tais quais índia, Nepal, Tailândia, Malásia, Cingapura, China Setentrional, Indonésias e Ilhas do Pacífico.

A orquídea arundina é uma orquídea terrestre muito utilizada em paisagismo de jardins, entradas de prédios e casas, coloridos os muros do local. A orquídea arundina pode chegar até 2 metros de altura com seus caules eretos e finos e sua flor que cresce no ápice do caule e possui cerca de 20cm. A flor da orquídea arundina é, em maioria, na tonalidade de lilás e possui um disco branco e labelo na cor púrpura. Uma curiosidade em relação a esta orquídea arundina é que sua floração ocorre em todas as estações do ano.

Orquidea Arundina como cuidar

A orquídea arundina, devido a sua origem, é adepta ao clima tropical: solo úmido, muita luz, temperaturas mais elevadas, regas todos os dias à noite quando o dia for de muito calor ou a cada dois dias quando a temperatura for mais amena.

Esta é uma orquídea que se adapta bem a luminosidade do sol diretamente, mas também se adapta a meia sombra com sombrite de até 50%, para que não afete a floração. Se você utilizar o sombrite, não se esqueça de regar entre duas e três vezes na semana. O sombrite é uma boa opção a ser usada no inverno, a fim de proteger as orquídeas do vento e da geada.

Como a orquídea arundina é do tipo terrestre, observe que o solo onde ela será plantada deve ser rico em matéria orgânica. O melhor é utilizar adubo orgânico ao preparar este solo para sua orquídea arundina.

Se desejar preparar seu próprio adubo orgânico, então acesse o cursinho gratuito do professor Alberto Schuman para receber dicas de como cuidar de orquídea. Para ter acesso ao cursinho, se inscreva no formulário abaixo.

Orquidea Arundina doente?

A orquídea arundina, quando possui folhas amarelas, pode parecer doente em um primeiro momento. Embora, existam vários motivos para ficarem folhas de orquídeas ficarem amarelas, o mais comum é luminosidade em excesso e não uma doença. Além, da abundância de luz solar, a falta de água e de nutrientes podem colaborar para o amarelamento das folhas das orquídeas arundinas.

Contudo, se as folhas da orquídea estivem com machas da cor de ferrugem, então cuidado, pois neste caso sua orquídea arundina está com fungos. Estes, gostam de alta umidade combinada com temperaturas amenas.

Como primeiro passo para cuidar da orquídea arundina atacada por fungos, isole essa orquídea das demais se você tiver. Corte as folhas que foram atingidas e queime-as. Nunca mantenha essas folhas atingidas no orquidário. O passo seguinte é utilizar fungicidas para o tratamento da sua orquídea.

Se desejar saber mais informações sobre como cuidar de orquídeas e como prevenir doenças e fungos, se inscreva em nosso cursinho gratuito pelo formulário abaixo, informando seu e-mail de contato. Em seguida, já lhe enviaremos a primeira aula do cursinho gratuito:

Previous post:

Next post: