Orquídea azul: pode perder a cor na chuva?

Orquídea Azul Blue Mystic

A orquídea azul, também conhecida como blue mystic é está entre a variedade de orquídeas que mais se destacam aos olhos de botânicos e cultivadores profissionais. As orquídeas azuis são flores encantadoras, que deixam qualquer ambiente belo e elegante.

Essa orquídea levanta discussões por toda parte, seja por conta da sua linda cor azul, ou pelo seu custo, que é bem mais elevado do que o preço de outras orquídeas da mesma espécie. 

Apesar de ter um preço maior, essa plantinha não é considerada rara ou difícil de cultivar. O que acontece com a orquídea azulé que ela é uma orquídea modificada, tendo sua cor natural alterada do branco para o azul. Essa alteração de cor ocorre através de uma injeção, aplicando o pigmento azul diretamente na semente da planta antes de ser germinada.

Esse pigmento azul não é tóxico, e foi desenvolvido com o intuito de proporcionar outras colorações a orquídeas brancas. Também já foi testado esse pigmento azul em outras cores de orquídeas, mas o azul não ficou tão destacado como na orquídea branca.

Como foi dito antes, a orquídea azul não necessita de cuidados muito exigentes, mas é importante salientar que por ela ser alterada, o seu substrato absorve os nutrientes muito mais rápido, e a plantinha acaba ficando seca mais facilmente.

Por isso, é importante regá-la de duas a três vezes por semana, evitando que ela fique completamente seca. Já a luminosidade deve ser moderada, de modo que a orquídea azul receba uma luz solar filtrada. O ideal é regá-la pela manhã, e depois deixá-la secar no sol fraco deste horário.

Orquídea azul: pode perder a cor na chuva?

Por falar na rega dessa orquídea, muitos cultivadores que compram a orquídea azul ficam com dúvidas quanto a durabilidade de seu pigmento, se o azul sai com a água ou se pode ser mantido pelo resto da vida da flor.

Orquídea Azul Blue Mystic

A resposta para ambas as dúvidas é não. O pigmento injetado na orquídea azul não sai com a chuva ou rega, pois a flor não foi pintada superficialmente, e sim modificada antes de germinar. Um fator que pode alterar sua cor, é a água com cloro, portanto molhe a sua plantinha sempre com água mineral para que ela não fique manchada.

A coloração também não será mantida para sempre. Depois da floração azul, a orquídea voltará a sua cor natural, tornando-se branca novamente. Isso se deve ao fato das próximas florações não receberem o pigmento azul em suas sementes.

Existem casos em que a orquídea azul já é vendida com uma cânula de tinta espetada em sua haste floral, para que o pigmento azul siga por mais de uma floração.

Desse modo, como no processo de injeção da semente não germinada, a haste também conduzirá o pigmento até os botões da flor. Essa é uma forma de manter por mais tempo a coloração da sua orquídea azul, mas de qualquer jeito ela irá voltar ao seu tom natural.

Orquídea azul significado

Orquídea Azul Blue Mystic

As orquídeas azuis, assim como as brancas, simbolizam a paz e a tranquilidade, sendo uma ótima opção para deixar a sua casa mais harmoniosa. Independente da sua orquídea azul se tornar branca novamente, ela irá continuar sendo sua companheira e proporcionar muita alegria para a sua casa. Entendendo suas necessidades e cuidando com muito carinho da sua plantinha, sem dúvidas ela lhe retribuirá com lindas flores!

Se você ficou com vontade de conhecer mais sobre esse universo das orquídeas, inscreva-se no formulário abaixo para que você receba um cursinho gratuito com dicas essenciais para cultivar qualquer orquídea em sua casa. Informe o e-mail em que deseja receber o cursinho gratuito logo abaixo:

Previous post:

Next post: