Orquídea Bambu: Como Fazer Mudas?

Orquídea Bambu: como fazer mudas?

As orquídeas bambu são flores de personalidade única, que alegram qualquer ambiente, além de deixa-lo mais bonito e elegante, especialmente para dar aquele toque a mais em jardins. A Orquídea Bambu também conhecida como arundina graminifolia, é popularmente chamada assim por conta da semelhança de seu caule com um bambu.

Essa orquídea, em particular, é muito usada no paisagismo e não exige muitos cuidados em seu cultivo. A orquídea bambu é muito uma planta terrestre muito resistente que gosta de sol e temperaturas elevadas, diferente da maioria das espécies de orquídeas.

Por conta disso, ela é bastante plantada em jardins de empresas, restaurantes, e principalmente em casas, podendo ser combinada com arranjos de outras flores que também gostam de sol.

Ela é uma flor originária da Ásia tropical, onde as temperaturas são mais altas. A orquídea bambu não tolera temperaturas baixas, muito menos geadas, tampouco ventos fortes, pois derrubam suas flores. Portanto, se você reside na região sul do Brasil, por exemplo, a orquídea bambu não é a mais indicada para decorar a entrada da sua casa.

Em função das temperaturas mais elevadas apreciadas pela orquídea bambu, ela absorve muito rapidamente a água. Portanto, é essencial que ela seja regada todos os dias de manhã cedo, quando o sol ainda não é muito forte.

Essa orquídea pode chegar a dois metros de altura, com flores de cor branca ou lilás escuro, medindo oito centímetros de comprimento. Além disso, sua floração ocorre o ano todo, chamada de sequencial por abrir seus botões um de cada vez.

Se desejar saber ainda mais sobre os cuidados com orquídeas, podemos lhe enviar o nosso cursinho gratuito. São 10 aulas de pura informação. Para receber o cursinho gratuito nos informe o seu e-mail no formulário logo abaixo:

Orquídea Bambu: como fazer mudas?

Quando a orquídea bambu está saudável, ela gera alguns brotos no meio ou na ponta de seus ramos, que devem ser destacados após criarem algumas raízes.

Esses brotos, também conhecidos como keikis ou mudas, precisam ser plantados com adubo e musgos em volta das raízes para que cresçam com vigor. Coloque a muda em lugar pouco sombreado. Essa muda poderá levar entre 1 e 2 anos para abrir as primeiras flores.

Orquídea Bambu: como fazer mudas?

O melhor adubo para as mudas de orquídea bambu, é a mistura de cascas de coco com compostos orgânicos, para que elas tenham uma boa drenagem e não mantenham a água acumulada, evitando que fungos se proliferem.

Alguns fertilizantes industriais também podem estimular o crescimento de novas folhas e raízes nas mudas, como por exemplo a composição NPK 10-52-10, que deve ser diluída em água e borrifada na orquídea bambu. Cuidado apenas com o excesso de adubos para não causar manchas nas folhas da orquídea. Para saber a quantidade de adubo a ser colocada, confira sempre as instruções do fabricante contidas na embalagem do adubo.

Como você pôde perceber, a orquídea bambu não é uma flor exigente, é de fácil cultivo e pode ser usada tanto para decorar a sua casa, quanto para ser plantada em jardins junto com outras plantas.

A orquídea bambu tem uma beleza única, diferente de qualquer outro tipo de orquídea e se bem cuidada retribuirá com lindas flores e mudas!

Se você se interessou pelo cultivo de orquídeas e quer saber mais dicas de como cuidar da sua companheira, não deixe de conferir o material gratuito que disponibilizamos. Nele você vai encontrar todas as informações necessárias para dar à sua orquídea todos os cuidados que ela precisa!

Se desejar acessar o material, nós podemos lhe enviar por e-mail gratuitamente. Para isso, informe seu e-mail no formulário abaixo:

Previous post:

Next post: