Orquidea Bambu

Orquidea Bambu

 

Orquidea bambu é o nome popular da orquidea arundina, em função do formato da planta ser semelhante ao próprio bambu. Este tipo de orquídea é muito utilizado para o paisagismo em função de seu formato ser diferente das demais orquídeas e apresentar uma linda flor em seu período de floração.

orquidea bambu

A orquidea bambu é originária da Ásia tropical, região que envolve a Índia, Nepal, Tailândia, Malásia, Cingapura, China Setentrional até Indonésia e ilhas do Pacífico.

A orquidea bambu é um gênero pequeno, com cerca de oito espécies apenas, que se desenvolvem melhor em climas quentes. É uma orquídea que gosta de sol intenso, a sobra pode afetar a floração e deixar a planta curvada.

Esta orquídea não gosta do inverno, especialmente de geadas. Portanto, se você mora em uma região de inverno rigoroso, recomenda-se levar sua orquidea bambu para dentro de casa nesta estação se for possível. Caso sua orquídea esteja plantada em um jardim, recomenda-se cobrir sua orquidea bambu para protegê-las das baixas temperaturas ou mesmo plantar sua orquídea próxima a árvores maiores ou onde há superfícies por perto.

Orquidea Bambu e suas características

Outras características são que esta é uma orquídea terrestre, podendo chegar a dois metros de altura. Embora seja uma orquídea terrestre, ela também pode ser plantada em vaso, desde que o solo e o substrato sejam ricos em matéria orgânica.

orquidea bambu

A orquidea bambu pode florescer várias vezes ao longo do ano, especialmente nas estações de verão e outono. Suas flores são pequenas, geralmente combinado a cor branca das pétalas com labelo rosado ou arroxeado, além de possuírem um perfume marcante.

Outra marca da orquídea bambu são as suas folhas típicas, que são muito finas e longas. Cada folha possui cerca de 20 cm de comprimento.

Se desejar saber mais informações sobre as características das orquídeas, acesse o cursinho gratuito do professor Schuman. Para receber o cursinho, nos informe o seu e-mail no formulário abaixo:

Orquidea bambu e os cuidados necessários

O ambiente ideal para uma orquídea bambu é um local ensolarado e com solo úmido e adubado. Em dias muito quentes, recomenda-se a rega da orquídea com mais frequência, diariamente. Em dias de temperaturas mais amenas, regue-as a cada 2 dias e preferencialmente à noite. Já nos dias mais frios, a rega da orquidea bambu pode ser feita com menos frequência, pois a absorção de água pela planta é mais lenta e o excesso de água é prejudicial para as raízes da orquídea que podem apodrecer.

orquidea bambu

Outro fator importante para essas orquídeas são as podas que devem ser feitas sempre após a floração, quando a orquídea já não tiver mais flores. Retire apenas as hastes mais velhas, como uma limpeza na planta. Lembre-se que a poda é etapa fundamental para que a próxima floração da orquídea seja ainda melhor que a anterior.

Para conhecer ainda mais cuidados com as orquídeas bambu, informe o seu e-mail no formulário abaixo e lhe enviaremos um cursinho gratuito com essas informações.

Previous post:

Next post: