Orquídea Branca Peristeria: a flor do Espírito Santo

Orquídea Branca Peristeria flor do Espírito Santo

A orquídea branca peristeria é mais um gênero de orquídea entre as mais de trinta e seis mil espécies de orquídeas catalogadas no mundo e esse número só aumenta.

Cada espécie tem características únicas e, além de serem flores perfeitas para decoração, são companheiras fiéis que proporcionam muita alegria para quem as cultiva!

Essa orquídea em especial, que possui características bastante únicas é a espécie Peristeria Elata, também conhecida como flor do Espírito Santo.

Essa orquídea recebe o apelido de Espírito Santo por conta da sua floração ocorrer normalmente na época de Pentecostes, que é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Além disso, suas flores brancas possuem o formato de um pequeno pombo e, por isso, também é conhecida como Orquídea Pomba.

Essa flor é nativa das regiões montanhosas de países da América Central e do Sul, sendo símbolo oficial do Panamá. Esta orquídea se comporta como epífita e também terrestre. Seu habitat natural são os bosques com mais de mil metros de altitude, onde geralmente é encontrada fixada em cascos de árvores ou mesmo em solos ricos em materiais orgânicos em decomposição.

Ela pode ser encontrada em orquidários, necessitando de alguns cuidados básicos para que floresça com vigor e beleza.

Orquídea Branca Peristeria: cuidados necessários

O primeiro cuidado que se deve ter com essa plantinha, é em relação a sua rega, que deve ser feita apenas quando ela estiver seca. Assim, você evitará que suas raízes fiquem encharcadas e apareçam fungos nas folhagens.

Orquídea Branca Peristeria flor do Espírito Santo

Por falar nisso, para evitar o acúmulo de água após a rega, procure oferecer à sua orquídea um substrato misto de cascas de pinus e brita, que permitem uma maior circulação de ar em suas raízes e drenagem da água.

Outro cuidado importante, é proporcionar à Peristeria Elata um sombreamento entre cinquenta e sessenta por cento, evitando seu contato direto com o sol. Essa florzinha gosta de temperaturas mais elevadas, porém, o contato direto com o sol pode queimar suas folhas e até impedir sua floração. Você poderá identificar quando sua orquídea estiver recebendo muita luz observando a tonalidade de suas folhas. Se a folha ficar em um tom mais de verde mais claro e começar a aparecer manchas amareladas nas folhas, é sinal que a orquídea está recebendo luminosidade em excesso. Se a luminosidade não for o suficiente, então as folhas ficam em um tom muito escuro de verde.

Por sua vez, a orquídea pomba pode levar de dois a cinco anos para florir e sua floração dura em torno de trinta dias. A planta pode chegar a um metro e sessenta de altura, e suas hastes longas podem ter de quatro a doze brotos por vez.

Se desejar saber ainda mais sobre os cuidados essenciais no cultivo de orquídeas, se inscreva no cursinho gratuito sobre o assunto. Para começar a receber as aulas do cursinho gratuito, informe seu e-mail abaixo:

Orquídea Branca Peristeria: a busca pela orquídea do espírito santo

Orquídea Branca Peristeria flor do Espírito Santo

Embora esta orquídea seja famosa principalmente pelo formato que lembra o pombo do espírito santo, outra característica marcante dessa orquídea, é que ela possui um aroma que lembra a cerveja. Por conta disso, é muito apreciada por diversos cultivadores e botânicos ao redor do mundo para ser utilizada em decorações de jardins e espaços internos ou mesmo como flor de corte. Infelizmente, essa busca desenfreada por essa orquídea branca está tornando seu encontro cada vez mais difícil, colocando a orquídea branca peristeria em risco de extinção.

Essa florzinha tão peculiar é, sem dúvidas, única. Ela deve ser cultivada da melhor maneira possível, precisa de cuidados e atenção especial a sua reprodução para evitar que uma flor com um significado tão lindo seja realmente extinta.

Existem diversas espécies de orquídeas belíssimas, como a flor do Espírito Santo, que você pode cultivar sem dificuldades. E para te ajudar a cuidar da sua companheira, preparamos um cursinho gratuito com dicas muito especiais para que ela cresça saudável e com muita beleza. Para participar do cursinho gratuito, basta informar seu e-mail no formulário abaixo:

Previous post:

Next post: