Orquídea Grapete: que flor é essa?

Orquídea grapete: que flor é essa? É um nome diferente para uma orquídea, não é mesmo? Você com certeza já deve ter ouvido falar que as orquídeas, em geral, são flores de difícil cultivo, que precisam de muitos cuidados e não se adaptam facilmente, mas isso não é verdade.

orquidea grapete cheirinho de uva

Por isso, nesse vídeo vamos falar sobre essa orquídea que apesar de parecer exótica, não precisa de cuidados exagerados em seu cultivo! Com tons violeta e alguns detalhes em amarelo, a orquídea uva chama a atenção de muitos botânicos, não apenas por ser de fácil cultivo, mas também por sua beleza deslumbrante. Estamos conhecer a orquídea grapete, também chamada de orquídea cheiro de uva.

Orquídea Grapete: características

A orquídea grapete recebe esses dois nomes por conta da sua coloração e aroma que lembram a uva, fruta que na língua inglesa é chamada de Grape. O nome científico da orquídea grapete é spathoglottis unguiculata, é nativa dos países do sudeste da Ásia e do oceano Pacífica.

orquidea grapete cheirinho de uva

A orquídea grapete é uma orquídea terrestre, faz grandes touceiras e podem chegar a um metro de altura. Suas folhas são grandes, compridas, plissadas e chamam muito a atenção por seu verde vivo e estonteante. Suas flores medem aproximadamente quatro centímetros, possuem a coloração das pétalas que varia entre roxo e rosa e o labelo que é amarelo. No período de floração se abrem cinco a seis flores por haste.

Essa orquídea é muito conhecida por decorar jardins de empresas, lojas e principalmente residências, dando um toque colorido e perfumado em qualquer ambiente.

Apesar de ser muito usada para decorar espaços, a orquídea grapete é uma florzinha como qualquer outra, que precisa de atenção e carinho para poder crescer com muita beleza.

Deseja saber mais características das orquídeas? Preparamos um cursinho gratuito com muitas dicas para você. Para receber nossas dicas, informe seu e-mail de contato no formulário abaixo:

Orquídea Grapete: como cuidar

A orquídea grapete pode ser cultivada tanto em jardins, como dentro de casa, necessitando de um pouco de sol todos os dias. O ideal é deixá-la pegando sol nas primeiras horas da manhã, entre sete e nove horas.

Como é uma planta terrestre, a grapete se desenvolve melhor sendo plantada no solo com uma mistura de areia, terra e composto orgânico ou em vasos com um substrato composto de terra e húmus de minhoca (é possível colocar um pouco de casaca de pinus na mistura). Se sua orquídea estiver plantada no solo, é recomendável que adicione um pouco de farinha de osso mensalmente para auxiliar na nutrição da planta. Caso prefira a adubação foliar, borrife o adubo NPK 20-20-20 diluído em água nas folhas semanalmente, de preferência de manhã cedo ou no fim da tarde quando o sol não é muito forte. Uma dica importante é não adubar a planta no seu período de dormência, geralmente durante o inverno.

Essa orquídea gosta de solo úmido, mas não encharcado, portanto, regue-a ao menos de três a quatro vezes por semana para que ela se mantenha úmida. Caso a sua orquídea grapete esteja plantada em vaso, não coloque o pratinho embaixo, pois ele mantém a água parada nas raízes da orquídea e isso pode apodrecê-las.

Dando os cuidados adequados, a orquídea uva poderá dar lindas flores o ano todo, mas principalmente se estiver na primavera ou verão. Essa plantinha geralmente floresce em estações mais quentes e esse período dura de trinta a quarenta e cinco dias.

Se você gostou das nossas dicas e deseja continuar aprendendo sobre cuidados com as orquídeas, não deixe de participar do nosso cursinho. Comece a receber nossas dicas hoje mesmo, basta informar o seu e-mail logo abaixo:

Previous post:

Next post: