Orquídea Olho de Boneca

Orquídea Olho de Boneca

 

Orquidea Olho de BonecaOrquídea olho de boneca é bastante popular e caracterizada por sua aparência rústica, além de possui algumas facilidades em seu cultivo quando comparada as demais espécies.

A orquídea olho de boneca pertence à espécie Dendrobium, família das Orchidaceae e seus arbustos podem ter entre 30 cm e 90 cm de altura. A orquídea olho de boneca é facilmente encontrada em regiões de clima equatorial, tropical e subtropical e se adaptam muito bem apoiadas em árvores.

Orquídea Olho de Boneca características

Uma característica da orquídea olho de boneca são os pseudobulbos sulcados com nós e entrenós esverdeados. As suas folhas são finas, curtas e flexíveis. Já as flores possuem cerca de 6 cm e são de cores variadas, embora a mais comum seja branca e roxa com o desenho de um olho marrom no centro de umas das pétalas. A floração da orquídea olho de boneca dura aproximadamente 30 dias, durante a primavera.

Orquidea Olho de BonecaPor ser típica de regiões de temperaturas mais elevadas, a orquídea olho de boneca aprecia bastante a luz solar e ambientes arejados. Aconselha-se que nos dias muito quentes proteja a orquídea da luz direta do sol para evitar queimaduras na planta.

Quanto às regas para a orquídea olho de boneca, sugere-se irrigar com frequência no verão, mas cuidando para que o substrato seque entre uma rega e outra.

Já em relação aos adubos para esta orquídea olho de boneca, o ideal é usar um adubo orgânico de torta de mamo e farinha de osso. Se preferir utilizar outros adubos próprios para orquídeas, vá a uma casa agrícola para conhecer as opções disponíveis para a fase em que sua orquídea de olho de boneca está. Se ela estiver fase de crescimento, opte por um adubo específico para isso, que possui composição diferente do adubo apenas para a época de manutenção u mesmo para a época de floração.

Orquídea Olho de Boneca propagação

A orquídea olho de boneca pode ser propagada por você mesmo, se desejar. Para isso, o primeiro passo será preparar um vaso, colocando argila expandida e isopor no fundo. Por cima disso, coloque musgo esfagno ou fibra de coco. Com isso pronto, você poderá colocar a planta.

Em seguida, prepare para sua orquídea olho de boneca um tutor, que poderá ser um tronco de árvore, por exemplo, que dará apoio para sua orquídea. Em alguns casos, quando for colocar a orquídea junto ao tronco de árvore, é preciso utilizar um barbante ou um sisal para prender mais firmemente a orquídea olho de boneca ao tronco.

Mantendo-se atento aos cuidados aqui citados, tais como regas, iluminação, adubação, etc. sua orquídea olho de boneca terá uma longa vida e lhe trará muitos momentos de alegria assim como trouxeram as orquídeas do Professor Alberto Schuman.

O Professor Alberto é um aficionado por orquídeas, tanto que criou um cursinho gratuito composto por 10 aulas com os conhecimentos básicos que qualquer cultivador de orquídeas precisa saber. Se você desejar receber o cursinho gratuito, se inscreva no formulário abaixo e em seguida você já irá receber a primeira aula:

Previous post:

Next post: