Orquídea Olhos de Boneca: Como Plantar o Keiki

Orquídea Olho de Boneca Dendrobium Nobile

Orquídeas olhos de boneca são únicas, que deixam qualquer ambiente mais bonito e encantam a todos com a quantidade de flores que abrem ao mesmo tempo.

Algumas orquídeas são muito simples de serem cultivadas, e se adaptam facilmente fora de seu habitat natural, como é o caso da Dendrobium Nobile, mais conhecida como orquídea olho de boneca!

Orquídea olhos de boneca: características

Essa orquídea é originária do continente Asiático, encontrada principalmente na China e Himalaia. Ela se adapta a diferentes altitudes, que vão de vinte a vinte mil metros acima do nível do mar.

Por conta da sua coloração variada e exuberante, a orquídea olho de boneca é muito usada no paisagismo, podendo ser mantida tanto dentro como fora de casa.

Orquídea Olho de Boneca Dendrobium Nobile

A olho de boneca gosta de bastante luz solar, mas não de calor em excesso. Prefere ambientes mais arejados e úmidos, por isso, o ideal é deixá-la em uma janela ou varanda, para que ela receba luminosidade e ventilação adequadas.

E apesar de gostarem de um clima mais úmido e frio, essa espécie normalmente floresce entre a primavera e o verão quando as temperaturas aumentam, podendo dar até cem flores durante esse período!

Para que a olho de boneca dê muitas flores, é essencial regá-la ao menos duas vezes por semana e proporcionar um adubo que dê a ela os nutrientes necessários para sua floração, como farinha de osso ou torta de mamona, que podem ser encontrados em lojas de produtos agrícolas.

Se desejar saber mais informações sobre como cuidar de orquídeas, participe de nosso cursinho gratuito. Para receber as aulas, basta que nos informe o seu e-mail no formulário a seguir:

Orquídea olhos de boneca: como plantar o keike

No período do outono e inverno, algumas espécies de orquídeas precisam de um período de seca, como é o caso da dendrobium nobile. Esse processo é chamado de estresse hídrico e a planta interpreta que está na hora de florir. Porém, se a orquídea continuar sendo regada normalmente, ela acaba produzindo os keikes, que são pequenas mudas da planta.

Orquídea Olho de Boneca Dendrobium Nobile

Quando os keikes gerarem algumas raízes, será o momento de separá-los da planta adulta. Em seguida, os keikes devem ser plantados em vasos pequenos com substrato feito de cascas de árvore, carvão vegetal ou fibras de coco. Ao plantar, é preciso ter o cuidado de que as raízes não fiquem completamente cobertas pelo substrato. Contudo, como as raízes são ainda pequenas, o keike tende a cair. Para firmá-lo no vaso, coloque um palito de madeira que vá até o fundo do vaso e prenda-o à planta. Você poderá usar um barbante para isso, mas lembre-se que não amarrar muito forte o palito e a planta, afinal, o palito servirá apenas como um apoio para o keike enquanto as raízes estiverem crescendo e se firmando no substrato.

Feito isso, é aconselhável colocar um pouco de torta de mamona nas bordas do vaso. Nunca coloque a torta de mamona encostada nas raízes, pois isso pode causar a queimadura delas. Regue normalmente a planta para que ela cresça e desenvolva as raízes. Borrife um pouco água sob a torta de mamona. Conforme o tempo passar, as raízes vão crescer e chegar até a torta de mamona, a qual já estará em estado de composição. Dessa forma, a torta de mamona vai nutrir a planta ao invés de queimar as raízes.

As orquídeas olho de boneca são ideais tanto para iniciantes, quanto para botânicos experientes. Pois além de não serem tão exigentes, elas dão lindas flores, que se bem cuidadas viverão por longos anos.

Apesar da orquídea olho de boneca ter um cultivo simples, ao proporcionar a ela os melhores cuidados, ela retribuirá com muita beleza.

Para que as suas orquídeas também sejam sempre belas e saudáveis, confira o guia passo a passo gratuito que preparamos para você. Neste material, você vai encontrar dicas essenciais para cultivar qualquer orquídea em sua casa. Para receber as dicas, informe no formulário abaixo o e-mail onde deseja receber:

Previous post:

Next post: