Orquídea Sapatinho Como Cuidar?

Orquídea Sapatinho Como Cuidar?

Orquidea Sapatinho Como Cuidar

Orquídea sapatinho como cuidar dela é relativamente fácil quando comparada a outras espécies de orquídeas. Primeiro de tudo, vamos conhecer um pouco mais as características da orquídea sapatinho para, então, podermos falar sobre os cuidados necessários de forma mais específica.

A orquídea sapatinho não tem esse nome à toa. Seu formato é bastante peculiar e atrai a atenção de quem a vê. Uma das pétalas dessa orquídea, o labelo mais especificamente, possui um formato arredondado, mais fechado, que se assemelha a um sapato realmente. Esse mesmo formato também lembra o formato de queixo protuberante, dessa forma, há quem chame a orquídea sapatinho de orquídea queixuda.

Esta orquídea pode ser encontrada de dois gêneros distintos: paphiopedilum (origem asiática) ou phragmipedium (encontradas na América Central e do Sul).

Orquídea Sapatinho Como Cuidar Considerando suas Características

Orquidea Sapatinho Como Cuidar

O labelo em formato de sapatinho é realmente chamativo, inclusive para os insetos. Os insetos são atraídos pelo labelo até a orquídea. Pousam na borda do labelo, que muito escorregadio para os insetos que acabam caindo no fundo do labelo. Ao se verem “capturados” pelo sapatinho da orquídea, se veem obrigados a se esfregarem nos polínios da orquídea para poderem sair dali. Quando os insetos saem da orquídea sapatinho e vão para outra planta, então ocorre processo de polinização.  

Em função dessa “captura”, a orquídea sapatinho já chegou a ser confundida como planta carnívora. Contudo, a orquídea sapatinho não mata o inseto que chagar até ela. Ela somente utiliza-o para polinização, sem causar qualquer dano ao inseto.

 A orquídea sapatinho possui crescimento monopodial, não possui pseudobulbos e as flores crescem nas pontas de uma haste floral provinda da base das folhas. Cada haste possui cerca de 15cm de comprimento e as flores que crescem em suas pontas são capazes de se manterem bonitas, viçosas por um período entre 15 e 30 dias, dependendo das condições do ambiente em que ela se encontra. As flores da orquídea sapatinho podem se abrir em diferentes cores. Aqui no Brasil, encontramos principalmente nas cores branco e marrom, rosa e verde.

Para a floração da orquídea sapatinho é essencial que ela receba bastante luminosidade, por isso essa orquídea pode ser cultivada tanto dentro de cada quanto em ambiente externo.

Orquídea Sapatinho Como Cuidar

Orquidea Sapatinho Como Cuidar

Acima mencionamos que orquídea sapatinho não possui pseudobulbo, portanto as regas acabam sendo mais frequentes. Para saber quando e quanto regar a sua orquídea sapatinho, observe o substrato, a terra onde ela estiver plantada. O importante é que a água não fique parada no substrato e nem se pode encharcar a planta. O substrato ou a terra deve estar úmido sempre e meio deve permitir que a água escoe com facilidade. É recomendado que o substrato da orquídea seja trocado entre 18 meses e 2 anos.

Em função disso, aconselha o plantio da orquídea sapatinho em vasos de plástico que retém umidade e utilizar terra para plantio. Observação importante: terra para orquídeas possui uma composição diferenciada que permite fácil drenagem da água. Portanto, quando você for a uma floricultura ou agropecuárias, busque por terra específica para cultivo de orquídeas.

A adubação da orquídea é sem dúvidas necessário. Recomenda-se utilizar adubo orgânico a cada dois meses e adubo foliar a cada 15 dias.

O adubo orgânico poder ser feito por você mesmo em sua casa, sem complicações. Se desejar saber dicas adicionais sobre o cultivo das orquídeas e receita de adubo orgânico, se inscreva no cursinho do Professor Alberto Schuman. Neste cursinho, você irá receber 10 super dicas para o cultivo de orquídeas gratuitamente.

Para receber as dicas, basta que informe o seu e-mail no formulário logo abaixo:

Previous post:

Next post: