Orquídeas Colombianas

Orquídeas Colombianas

 

Orquídeas ColombianasOrquídeas colombianas formam um grande grupo de diversas cores e formatos. A Colômbia já registrou 4.270 espécies de orquídeas e seu território e o país já ocupa o primeiro lugar em riqueza de orquídeas no mundo.

Para o meio ambiente, as orquídeas colombianas possuem um papel muito importante. Além de serem portadores de alimentos aos agentes polinizadores, as orquídeas colombianas contribuem para a reciclagem de nutrientes.

Outra importante função das orquídeas colombianas é no ciclo hidrológico, no qual as orquídeas armazenam água e aumentam a humidade e disponibilidade de líquido para outros organismos. Ademais, as orquídeas colombianas fixadas em árvores têm a função de reduzir o impacto das fortes chuvas e, consequentemente, auxiliam a diminuir a erosão.

Dentre todas as espécies de orquídeas encontradas na Colômbia, duas delas se destacam mais: a orquídea Cattleya e a orquídea Miltônia. Quer saber mais sobre elas? Então, leia este artigo até o final e se inscreva em nosso cursinho gratuito para receber mais dicas sobre como cuidar de orquídeas:

Orquídeas Colombianas Cattleya

Orquídeas Colombianas CattleyaAs orquídeas colombianas da espécie cattleya são as mais famosas. Também chamada de flor de maio na Colômbia, estas orquídeas são conhecidas como a flor nacional da Colômbia. As flores das orquídeas colombianas cattleya são grandes e coloridas. A sua forma e o seu perfume também chamam a atenção que quem as vê. Estas flores duram entre 10 e 30 dias.

A cattleya é uma orquídea colombiana que gosta de boa ventilação, umidade e luz indireta, além de um ambiente com temperaturas mais amenas, ficando entre 18ºC e 25ºC.

Para o cultivo das orquídeas colombianas, recomenda-se amarrá-las às árvores, junto com musgo esfagno ou fibra de coco, que ajudam na absorção da água. E por falar em água, evite o excesso de regas. Água demais pode resultar no apodrecimento das raízes desta orquídea colombiana.  Então, regue duas vezes por semana em dias mais quentes e apenas uma vez por semana em dias mais frios.

Orquídeas Colombianas Miltônia

Orquídeas Colombianas MiltôniaAs orquídeas colombianas da espécie miltônia são apelidadas de orquídea do amor-perfeito, justamente por serem parecidas com as famosas flores de jardim.

Essas orquídeas colombianas são encontradas mais facilmente em áreas andinas, por isso são orquídeas que gostam de temperaturas mais amenas e luz indireta.

Uma curiosidade para os amantes dessas orquídeas é que atualmente já é possível a obtenção de orquídeas híbridas que sejam mais tolerantes às temperaturas elevadas. Se você mora em uma região bastante quente, opte pelas orquídeas híbridas de miltônia, pois se adaptaram melhor ao local.

Estas orquídeas colombianas podem ser cultivadas em vasos, por isso são uma boa opção para quem deseja ter uma orquídea dentro de casa ou em apartamento. Nestes casos, escolha para sua orquídea colombiana um vaso de boa drenagem e um substrato de rápida secagem.

Gostou das dicas que demos neste artigo? Se desejar, você pode receber ainda mais dicas e instruções sobre como cuidar de orquídea por meio de nosso cursinho gratuito. Para isso, nos informe o seu e-mail no formulário abaixo e em seguida já lhe enviaremos a primeira aula.

Previous post:

Next post: