Orquídeas e os Seus Benefícios

Orquídeas e os Seus Benefícios

Benefícios das Orquídeas

Assim como qualquer outra planta, as orquídeas possuem cuidados que são essenciais para sua sobrevivência, como: luz, ventilação e adubação, que variam de acordo com a espécie. Quando bem cuidadas, as orquídeas não rendem apenas flores com as mais diversas cores e perfumes, mas também são potencializados todos os benefícios que elas podem oferecer, seja na saúde, estética ou mesmo para decorar a sua casa.

Não é de hoje que as orquídeas são plantas tão versáteis. Se supõe que a história da cultura das orquídeas tenha começado no Japão e China, por volta de três mil ou quatro mil anos atrás. Desde os primeiros registros dessa flor, se fazem referências aos seus benefícios medicinais e também ao seu perfume.

De lá para cá, isso permaneceu, pois ainda podemos encontrar algumas espécies de orquídeas que são usadas como medicamento. Assim se tornando importantes aliadas no tratamento de doenças do corpo e da mente, sendo ideais para quem sofre de estresse ou depressão. Um dos principais benefícios que as orquídeas trazem, de acordo com especialistas, é o vínculo que se desenvolve entre a planta a pessoa que a está cultivando, através dos cuidados durante a criação. Isso faz com que seja liberada uma energia incrível, ajudando na saúde mental.

Orquídeas e os Seus Benefícios à Saúde

Orquídeas e seus Benefícios

As orquídeas são também utilizadas para realizar cromoterapia, utilizando as cores das flores como potencializadoras. As que possuem cores quentes, como o vermelho e laranja, elevam a energia, fazendo o paciente ficar com mais prazer em viver. Já as espécies que têm flores com cores mais frias, como as cores rosa, branco e lilás, favorecem o relaxamento, calma e paz, sendo capazes de elevar a mente.

Além de suas cores, a essência das orquídeas também pode ser utilizada para tratamento através de aromaterapia, lidando com questões como medo, insegurança e problemas afetivos entre casais. O aroma que é liberado pelos óleos essenciais, consegue estimular diversas regiões do cérebro, isso é claro, além de purificar o ambiente.

Por mais que seja difícil acreditar, o uso das orquídeas não acaba por aí, elas também são bastante utilizadas na indústria cosmética, mais especificamente o seu extrato, que é usado como uma técnica de rejuvenescimento pois melhora o aspecto da pele, reduz manchas e uniformiza a pigmentação. Isso é possível pois a flor da planta possui a substância mucilagem, que possui alto poder de retenção de água, o que faz com que seja utilizada na fórmula de hidratantes corporais e faciais. Além disso, a flor da orquídea ainda possui certos nutrientes que ajudam a melhorar o aspecto de nossa pele e retardam o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Sem dúvidas as orquídeas são a melhor escolha para alguém que preza pela sua saúde ou então por uma decoração diferenciada, com a capacidade de encantar à todos com sua energia.

Se você se interessou pelo cultivo de orquídeas, disponibilizamos um cursinho com dicas de cultivo dessa maravilhosa flor! Para receber o cursinho, basta informar o seu e-mail abaixo:

Previous post:

Next post: